Sistemas distribuidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS DISTRIBUIDOS

1

SISTEMAS DISTRIBUIDOS Caracterização de Sistemas Distribuídos: Os sistemas distribuídos estão em toda parte. A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização gerencia uma intranet, a qual fornece serviços locais e serviços Internet para usuários locais e remotos. Sistemas distribuídos de pequenaescala podem ser construídos a partir de computadores móveis e outros dispositivos computacionais portáteis interligados através de redes sem fio. O compartilhamento de recursos é o principal fator de motivação para a construção de sistemas distribuídos. Recursos como impressoras, arquivos, páginas web ou registros de banco de dados são gerenciados por servidores de tipo apropriado, por exemplo,servidores web gerenciam páginas web. Os recursos são acessados por clientes específicos, por exemplo; os clientes dos servidores web geralmente são chamados de navegadores.

2

SISTEMAS DISTRIBUIDOS Caracterização de Sistemas Distribuídos: A construção de sistemas distribuídos gera muitos desafios: Heterogeneidade: eles devem ser construídos a partir de uma variedade de redes, sistemasoperacionais, hardware e linguagens de programação diferentes. Os protocolos de comunicação da Internet mascaram a diferença existente nas redes e o middleware pode cuidar das outras diferenças. Sistemas abertos: os sistemas distribuídos devem ser extensíveis - o primeiro passo é publicar as interfaces dos componentes, mas a integração de componentes escritos por diferentes programadores é um desafio real.Segurança: a criptografia pode ser usada para proporcionar proteção adequada para os recursos compartilhados e para manter informações sigilosas em segredo, quando são transmitidas em mensagens por uma rede. Os ataques de negação de serviço ainda são um problema.

3

SISTEMAS DISTRIBUIDOS Caracterização de Sistemas Distribuídos: Escalabilidade: um sistema distribuído é considerado escalável seo custo da adição de um usuário for um valor constante, em termos dos recursos que devem ser adicionados. Os algoritmos usados para acessar dados compartilhados devem evitar gargalos de desempenho e os dados devem ser estruturados hierarquicamente para se obter os melhores tempos de acesso. Os dados acessados freqüentemente podem ser replicados. Tratamento de falhas: qualquer processo, computadorou rede pode falhar, independentemente dos outros. Portanto, cada componente precisa conhecer as maneiras possíveis pelas quais os componentes de que depende podem falhar e ser projetado de forma a tratar de cada uma dessas falhas apropriadamente.

4

SISTEMAS DISTRIBUIDOS Caracterização de Sistemas Distribuídos:

5

Concorrência: a presença de múltiplos usuários em um sistemadistribuído é uma fonte de pedidos concorrentes para seus recursos. Em um ambiente concorrente, cada recurso deve ser projeta do para manter a consistência nos estados de seus dados. Transparência: o objetivo é tornar certos aspectos da distribuição invisíveis para o programador de aplicativos, para que este se preocupe apenas com o projeto de seu aplicativo em particular. Por exemplo, ele não precisa estarpreocupado com sua localização ou com os detalhes sobre como suas operações serão acessadas por outros componentes, nem se será replicado ou migrado. As falhas de rede e de processos podem ser apresentadas aos programadores de aplicativos na forma de exceções mas elas devem ser tratadas.

SISTEMAS DISTRIBUIDOS Modelos de Sistema Um modelo de arquitetura de um sistema distribuído envolve oposicionamento de suas partes e os relacionamentos entre elas. Exemplos incluem o modelo cliente-servidor e o modelo peer-topeer. Não existe a noção de relógio global em um sistema distribuido, portanto os relógios de diferentes computadores não fornecem necessariamente a mesma hora. Toda comunicação entre processos é obtida por meio de troca de mensagens. A comunicação por troca de mensagens em uma...
tracking img