Sistemas distibuidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
dener
1. Defina Sistemas distribuídos

Sistema distribuído é um conjunto de componentes autônomos que exibe aos seus usuários um sistema único e coerente.



2. Defina duas vantagens e duas desvantagens de sistemas distribuídos sobre sistemas centralizados.

Vantagens:
Confiabilidade: Se um componente (Computador) sair do ar, o sistema como um todo pode sobreviver como um todo,pois seus componentes são autônomos.
Velocidade: Um sistema distribuído pode ter um processador mais extenso, que um mainframe.
Desvantagens:
Ligação em redes: A rede pode saturar.
Segurança: A segurança de um sistema distribuído é mais baixa.


3. Qual a principal diferença entre um sistema operacional distribuído e um sistema operacional de rede?

Os SistemasOperacionais de Rede diferem dos Sistemas Operacionais Distribuídos nas seguintes características: cada elemento processador tem seu próprio sistema operacional; cada usuário trabalha no seu próprio elemento processador, necessitando quando necessária conexão remota para outro elemento processador, não existindo alocação dinâmica de processos; os usuários tem conhecimento da localização de seus arquivos, nãosendo o sistema operacional que gerencia a localização aos mesmos; e os Sistemas Operacionais de Rede tem pouco ou nenhum recurso para tolerância à faltas (falhas).


4. Considerando as características de projeto de sistemas distribuídos, defina:

a) os tipos de transparência

Transparência de distribuição: A transparência é a ocultação dos componentes em um sistema distribuído de modo queo sistema seja visto como um todo. Em sistemas distribuídos podem ser citados oito tipo de transparências. Transparência de acesso (permite acesso a recursos locais ou remotos com uso de operações), Transparência de localização (permite acesso a recursos sem conhecimento da sua localização física ou na rede), Transparência de concorrência (permite que recursos operem concorrentemente seminterferência), Transparência de replicação (permite que recursos sejam usados para aumentar a confiabilidade e o desempenho, sem conhecimento dos usuários), Transparência de falhas (ocultação das falhas, possibilitando conclusão de tarefas apesar de falha de hardware ou software), Transparência de mobilidade (permite movimentação de recursos e clientes dentro do sistema), Transparência de desempenho(permite reconfiguração do sistema para melhorar desempenho), Transparência de escalabilidade (permite expansão do sistema sem alterar sua estrutura).
 

b) flexibilidade

Com vários processadores trabalhando em conjunto devem existir mecanismos para permitir adaptações dinâmicas durante a execução do sistema. Podem acontecer situações não previstas e deve ser possível contornar isso de formasimples, além disso, deve ser fácil incluir ou excluir processadores do sistema sem que para isso seja necessário modificar todos os componentes.

 

c) confiabilidade

É um sistema continuo que pode funcionar sem falha, ou seja, é aquele que provavelmente continuara funcionando sem interrupção durante um período tempo relativamente longo.

 

d) desempenho

Um dos motivos para termossistemas distribuídos é melhorar o desempenho geral dos sistemas, isto porque podemos concentrar a atenção no conjunto de máquinas que efetivamente executa certos processamentos de forma isolada do processamento dos usuários. Por outro lado, os usuários esperam ter suas respostas o mais rápido possível como se o sistema estivesse executando localmente, em suas próprias máquinas. É necessário entãomonitorar os recursos físicos e de software que compõe o sistema distribuído a fim de garantir níveis de serviço ao usuário.

 

e) escalabilidade

A escalabilidade é uma das partes mais importante para um desenvolvedor em sistemas distribuídos, ela pode ser medida em três dimensões diferentes, no mínimo. A primeira etapa é que um sistema pode ser escalável em relação ao seu tamanho, assim...
tracking img