Sistemas digitais

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2013
FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO





Por

Albert coimbra rocha






Como Contar com o Contador 7493









Macaé - RJ
Agosto/2013
FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO




Por

Albert coimbra rocha






Como Contar com Contador 7493







Trabalho apresentado emcumprimento as exigências da
disciplina Laboratório de Projeto de Sistemas Digitais,
ministrada pelo(a) professor(a) Ricardo Linden
no curso de graduação em Sistemas de Informação
na Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.




Macaé - Rj
Agosto/2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 JUSTIFICATIVA 4
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO (EXEMPLO) 9
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 10


1 INTRODUÇÃO
Estetrabalho abordará o chip contador 74LS93 como assunto de seu conteúdo. O circuito integrado TTL 7493 consiste num contador binário do tipo 2-8 (16), capaz de operar numa frequência de 16 a 32MHz, variando de acordo com a porta de entrada utilizada. A corrente consumida é de 8 mA, e ele pode ser encontrado nas diversas sub-famílias TTL para menor consumo e maior velocidade.
1.1 JUSTIFICATIVA
Umcontador pode ser utilizado em diversas aplicações, como por exemplo, junto a um sensor de presença para controlar a quantidade de pessoas que passam naquele local, ou até mesmo, a quantidade máxima de pessoas permitidas dentro de um ambiente.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTAGEM ATÉ 16

O chip utilizado nesse trabalho foi o contador 74LS93 para, a principio realizar uma contagem até 16. Pararepresentar essa contagem foram utilizados 4 LED´s, que precisaram ser alimentados com até 3,3v, entretanto, como foi utilizado uma alimentação de 5v, resistores de aproximadamente 37Ω para não danificar os LED´s.
Na figura 1, é possível observar a pinagem do 74LS93. Para conseguir contar até 16 é necessário utilizar o clock na porta denominada pela imagem de “CKA” e ligar a entrada de “CKB” em “QA”. Essaconfiguração é necessária para que todos as portas sejam utilizadas e assim seja possível realizar a contagem até 16. Para que seja possível realizar a contagem, existe uma configuração adicional que não pode ser deixada de lado.

Figura 1 – Pinagem do 74LS93


Figura 2 – Tabela Verdade das portas R0(1) e R0(2).

A configuração das portas “R0(1)” e “R0(2)” em High ou Low são importantes,pois dependendo de seus estados (High ou Low) é que será possível dar inicio e prosseguimento a contagem ou zerar a contagem.
Para entender, na figura 2 é possível observar a tabela verdade dessas portas. Quando essas duas portas estão em estado 1, a contagem zera, enquanto que, quando uma das duas portas estão em Low, não importando o estado da outra, a contagem inicia.
Na figura 3 é possívelver o projeto montado. Para essa montagem foi utilizado um multímetro para realizar alguns testes de tensão, corrente e resistências; uma fonte para alimentar o circuito, um gerador de sinal, para controlar melhor a frequência da contagem, uma protoboard, os LED´s, resistores e fiação para realizar as ligações.


Figura 3 – Montagem e teste do projeto

Na figura 4 mostra uma visão geral dasligações do projeto. Pode-se observar as portas sendo ligadas nos LED´s, intermediados por resistores, e as portas

Figura 4 – Visão geral das ligações do projeto


Figura 5 – Visão detalhada das ligações

Uma visão mais detalhada das ligações é mostrada na figura 5. Nessa imagem pode-se observar as portas QA, QB, QC e QD sendo ligadas nos LED´s (intermediados por resistores); o CKB sendoligado a QA, possibilitando assim a contagem até 16, entretanto, o detalhe da ligação do CKA pode ser observada na figura 6. Uma observação importante sobre a figura 5 é que o QA está sendo ligado errado no LED. Para esse projeto, esse erro foi corrigido, como pode ser observado na figura 3.


Figura 6 – Ligação do CKA

2.2 CONTAGEM ATÉ 24

Feita essa montagem, o projeto foi expandido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas Digitais
  • Sistemas digitais
  • sistemas digitais
  • Sistemas Digitais
  • Sistemas digitais
  • Sistemas digitais
  • Sistemas Digitais
  • sistemas digitais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!