Sistemas de ideias gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de ideias gerais do Direito
Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito.

Aluno (a):.
Matrícula:.
Turma:. Turno:
Profª:.


Atividade – Resumo
Capítulo 1 – Sistema deideias gerais do Direito.

Qualquer ciência quando estudada, necessita da organização de uma disciplina de base, introdutória a matéria, a qual cabe definir o objeto de estudo, indicar oslimites da área de conhecimento, apresentar as características fundamentais de tal ciência, juntamente com seus fundamentos e valores primordiais.
Segundo Benjamin de Oliveira Filho, adisciplina constitui um sistema de idéias gerais que ao mesmo tempo em que revela o denominador comum dos diversos departamentos da ciência, ela se ocupa igualmente com a visão global do objeto, na intençãode oferecer ao aluno iniciante a idéia de conjunto.
A Ciência do Direito, a partir da era da codificação, multiplicação dos institutos jurídicos e formação de novos conceitos, exigiu acriação de um sistema de idéias gerais capaz de revelar o Direito como um todo e alinhar seus elementos comuns. O crescimento da idéia de Direito Positivo e da expansão de seus códigos e leis, aumenta anecessidade do ensino da Jurisprudência nas disciplinas introdutórias, que possuem a arte de centralizar os elementos necessários e universais do Direito e seus conceitos universais. Diante disto, para aescolha de uma disciplina introdutória deve ser extremamente relevante a mesma ser capaz de atender, ao mesmo tempo, as exigências pedagógicas e científicas.
A introdução ao Estudo doDireito é matéria, que fornece ao estudante as noções fundamentais para a compreensão do fenômeno jurídico. Deve ser entendida como disciplina autônoma, pois desempenha função exclusiva, que não seconfunde com a de qualquer outra. Entretanto, devemos saber que levando em consideração disciplina no sentido da ciência jurídica, afirma-se que essa matéria não possui autonomia; ela não cria o saber,...
tracking img