Sistema urinario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO DO MARANHAO - CEUMA
CURSO SUPERIOR DE ENFERMAGEM





EDNA MARIA SILVA NASCIMENTO
FLAVIA GISLANE GONÇALVES DOS SANTOS
LUSIMEIRE DOS SANTOS RODRIGUES
MARIA DE JESUS BARBOSA
PRISCILA COSTA SOUSA












SISTEMA URINARIO























São Luís
2012
EDNA MARIA SILVA NASCIMENTO - 996476
FLAVIA GISLANE GONÇALVES DOSSANTOS - 979570
LUSIMEIRE DOS SANTOS RODRIGUES - 972290
MARIA DE JESUS BARBOSA - 982570
PRISCILA COSTA SOUSA - 993335



















SISTEMA URINARIO



Trabalho apresentado ao Curso Superior em enfermagem do Centro Universitário do Maranhão – CEUMA, para obtenção de nota referente ao 2° Bimestre da disciplina de Anatomia.Professor(a): José Newton














São Luís
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 SISTEMA URINARIO 5
2.1 Histologia 5
2.2 Rim 6
2.2.1 Funções dos Rins 7
2.2.2 Glândulas Supra-Renais 7
2.3 Ureter 8
2.4 Bexiga 9
2.5 Uretra 10
2.5.1 Uretra Masculina 10
2.5.2 Uretra Feminina 11
3 CONCLUSÃO13
REFERÊNCIAS 14






1 INTRODUÇÃO

O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar eliminação urinária onde encontramos ácido úrico, uréia, sódio, potássio, bicarbonato, etc. Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores - que produzem a urina - e órgãos excretores - que são encarregados de processar a drenagem da urinapara fora do corpo. Os órgãos urinários compreendem os rins (Dois), que produzem a urina, os ureteres (Dois) ou ductos, que transportam a urina para a bexiga (Uma), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (Uma), através da qual é expelida do corpo. Além dos rins, as estruturas restantes do sistema urinário funcionam como um encanamento constituindo as vias do trato urinário. Essas estruturas– ureteres, bexiga e uretra – não modificam a urina ao longo do caminho, ao contrário, elas armazenam e conduzem a urina do rim para o meio externo.
Para atingir os objetivos desse trabalho fez-se necessário um levantamento bibliográfico onde Falamos do sistema urinário e de suas particularidades como, órgão que compõe esse sistema e suas funções.





2 SISTEMA URINARIOO Sistema Urinário ou Aparelho urinário é um conjunto de órgãos envolvidos com a formação, depósito e eliminação da urina. O aparelho é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.


2.1 Histologia

O aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. O rim é o responsável pela homeostase (equilíbrio do meio interno), filtrandoo plasma e removendo as substâncias indesejáveis ingeridas pela pessoa ou produzidas pelo metabolismo corporal. Os rins têm diversas funções, dentre as quais se destacam as seguintes:
( Regulação do equilíbrio hidroeletrolítico - água e eletrólitos;
( Regulação da osmolalidade e das concentrações de eletrólitos dos líquidos corporais;
( Regulação da Pressão Arterial – excreção de sódio e deágua, secreção de renina;
( Regulação do Equilíbrio Ácido-Básico - excreção de ácidos e regulação das reservas de tampões dos líquidos corporais;
( Gliconeogênese - síntese de glicose a partir de aminoácidos e outros precursores durante o jejum prolongado;
( Secreção, metabolismo e excreção de hormônios - secreção de eritropoietina (estimula a produção de eritrócitos), produção da forma ativa davitamina D (1,25-diidroxivitamina D3 ou calciferol);
( Excreção de produtos de degradação do metabolismo e de substâncias químicas estranhas - uréia, creatinina, ácido úrico, produtos finais da degradação da hemoglobina (bilirrubina), dentre outros.
2.2 Rim


Os rins são órgãos pares, em forma de grão de feijão, localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede...
tracking img