Vpl tir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRENDENDO A USAR A CALCULADORA 

HP 12C

ADRIANO LEAL BRUNI
albruni@infinitaweb.com.br www.infinitaweb.com.br

Objetivo Este texto apresenta de forma simples e clara os principais recursos disponíveis na calculadora HP 12C, envolvendo operações algébricas, funções estatísticas, cálculos com datas, operações com percentagens e recursos aplicáveis à matemática financeira. Para aprendermais sobre a calculadora, consulte meus livros.

O livro Matemática Financeira com HP 12C e Excel apresenta muitas  funções  e  usos  da  HP  12C  em  Matemática  Financeira.  Para  saber  mais  sobre  o  livro,  visite  a  página  da  Editora  Atlas  ()  ou  a  página  do  autor  ().  Um breve histórico De todas as máquinas financeiras atualmente disponíveis no mercado, a HP 12C é, provavelmente,a mais antiga. Foi lançada em 1981, dentro da clássica série de calculadoras 10C, composta pelas máquinas HP 10C, 11C, 12C, 15C e 16C, todas lançadas entre os anos de 1981 a 1985. Suas características principais incluem o fato de possuir mais de 120 funções específicas para usos em negócios, que permitem trabalhar com 20 diferentes fluxos de caixa, operações com taxas internas de retorno e valorespresentes líquidos. É caracterizada por trabalhar com lógica RPN (do inglês Reverse Polish Notation, ou notação polonesa reversa) – o que permite uma entrada mais rápida de dados e a execução mais eficiente dos cálculos. Apresenta, ainda, de acordo com o site da HP (http://www.hp.com) baterias de longa duração, tamanho pequeno e conveniente, além de programação através do teclado. O site do HPMuseum (http://www.hpmuseum.org) a apresenta como a calculadora que não morreria, sendo a mais antiga e mais bem vendida calculadora de todo o mundo. Embora outros modelos mais novos e com muito mais recursos tenham sido lançados posteriormente, as vendas da velha HP 12C seguem de vento em popa. Alguns catálogos de vendas destacaram a superioridade mecânica de outras máquinas, como a HP 17BII(apresentada como 15 vezes mais rápida que a 12C e com capacidade de armazenamento e processamento quatro vezes superior) ou a HP 19BII (15 vezes mais rápida e com capacidade 9 vezes superior de processamento de informações). E quais seriam as razões da persistência do uso da velha HP 12C a ponto, por exemplo, de justificar sua aplicação em um texto escrito longos 20 anos depois? O próprio HP Museumapresenta algumas justificativas: 1) É uma calculadora puramente RPN, sem opções algébricas para confundir o comprador, ou o usuário. As calculadoras mais novas, HP 17B e 19B, foram lançadas em versões algébricas, rapidamente substituídas pelas versões BII, com RPN opcional; 2) Os compradores, geralmente profissionais ligados a áreas de negócios, são sempre ligeiramente conservadores – o que ostornam aficcionados pela HP 12C, já tradicional no mercado; 3) Possui uma excelente (e cara) aparência; 4) Como todas as outras calculadoras da série 10C, possui uma boa e sólida aparência “feita como um tijolo”, especialmente quando comparadas com outros modelos de calculadoras disponíveis no mercado; 5) Ela já se tornou parte do “elegante uniforme executivo de negócios”, o que a distingue facilmentedos modelos mais baratos. 6) Talvez forneça as funções apropriadas, de forma apropriada e pelo preço mais justo possível.

De um modo geral, as duas principais características da calculadora poderiam ser representadas por sua robustez (bem cuidada, a máquina dura indeterminadamente) e simplicidade (é fácil de operar, possuindo as principais funções necessárias em matemática financeira, porexemplo). Com a evolução das planilhas eletrônicas, como o Excel, igualmente apresentado neste livro, os usos da HP 12C ficaram limitados a rápidas operações, ou cálculos mais simples. Didaticamente, ainda representa um excelente recurso, em função de executar as principais funções financeiras e apresentar um custo muito mais baixo que um microcomputador portátil, por exemplo. O  livro  Gestão  de ...
tracking img