Sistema tegumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA TEGUMENTAR: Conhecendo o campo alvo para ação dos produtos aplicados na estética

Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - resultando em sentimentos nos homens.
A palavra estética vem do grego aesthesis, que significa conhecimento sensorial ou sensibilidade, e foi adotada pelo filósofo alemãoAlexander Baumgarten (1714-1762). Baumgarten considerava a estética uma forma de analisar como os sentidos são afetados por determinados objetos, tanto artísticos ou naturais.
Fundamentos: Ramo da filosofia que tem por objetivo o estudo da natureza do belo, ligada à percepção/sensação.
O julgamento e a percepção da beleza produz emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas dearte e da técnica artistíca; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas de arte.
O termo estética designa uma dimensão da experiência e ação humana que caracteriza algo como: BELO, AGRADÁVEL, SUBLIME, GRANDIOSO, ALEGRE, GRACIOSO, POÉTICO,
ou como: FEIO, DESAGRADÁVEL, INFERIOR, DESGRACIOSO, TRÁGICO,

Antiguidade...Platão/Aristóteles/Plotino;
fundamentavam a estética com a lógica e a ética.
Idade Média...
Houve a necessidade de se estudar estética independe dos ramos filosóficos existentes.
O belo, o bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. A essência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, considerando os valores morais. Beleza emprimeiro lugar: Percebe-se e sente-se no dia-a-dia o "peso" imposto pela visão de beleza e que só o que é belo presta, o que é feio é ignorado e menosprezado.
O sentimento estético, o juízo estético ou a emoção estética é complexo. Um olhar crítico com respeito ao belo é necessário uma orientação pelo poder de julgar que envolve alguns elementos:
SATISFAÇÃO: As coisas que consideramos belas,proporcionam prazer. O desprazer ocorre quando não consideramos belo o objetivo analisado
ADMIRAÇÃO: Ao sentirmos prazer ao observarmos as coisas que para nós são belas, somos possuídas por um sentimento de admiração, espanto e respeito.
SIMPATIA: Quando achamos algo belo, desejamos compartilhar nossa admiração com os outros.

A estética pode ser utilizado em diferentes sentidos:

ContextoPsicológico, refere-se às experiências e comportamentos emocionais que as coisas belas provocam na pessoa.

Na filosofia designa a disciplina que reflete sobre o belo -
(designada filosofia da arte).

Amplamente, refere-se a tudo o que embeleza a existência do homem: o corpo, o vestuário, a casa, o carro.

O termo estética é sinónimo de "teoria da criação", fundamentado nas condiçõesindividuais, sociais e históricas.

FUNÇÕES : prática, estética e simbólica

Prática: é a relação entre um produto e seus usuários que se situa no nível orgânico–corporal, satisfazendo necessidades fisiológicas do usuário.

Estética: é a relação entre um produto e seus usuários que se situa no nível dos processos sensoriais, ou seja, a função estética dos produtos é um aspecto psicológico da percepçãosensorial durante o uso.

Simbólica: é a relação entre um produto e seus usuários que se situa no nível espiritual, estimulada pela percepção do objeto, estabelecendo ligações com suas experiências e sensações anteriores.

Dever do esteticista: Profissional de estética é responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, focando o bem estar físico, estético e mental das pessoas!

Campo deatuação:
Clínicas de estéticas;
Salões de beleza;
Clínicas médicas;
Empresas de cosméticos...

Ações: Cuidados e tratamentos estéticos específicos podem melhorar as características da pele (textura, coloração, elasticidade, rugas); Retiram sulcos e marcas da pele, ganhando um aspecto de pele rejuvenescida.

Farmacologia dérmica e cosmecêutica estuda os fármacos e seus efeitos no...
tracking img