Sistema tegumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


Tireóide


INTRODUÇÃO
O Trabalho apresentado a seguir tem como função primordial a complementação da carga horária na disciplina de Fisiologia. Para isso, foram fundamentados os principais aspectos do seguinte tema: tipos de ações do hormônio tireoidiano.
Há cem anos verificou-se pela primeira vez a importância dos hormônios secretadospela glândula tiróide para o desenvolvimento, crescimento e manutenção da qualidade de vida do ser humano. Nosso conhecimento a respeito da fisiologia dessa glândula foi muito ampliado quando, há 20 anos, reconheceu-se a triiodotironina (T3) como hormônio metabolicamente ativo e a tiroxina (T4) como sendo apenas um pró-hormônio. Essa idéia fundamenta-se na descoberta de receptores específicos dealta afinidade para o T3, localizados nos nUcleos de virtualmente todas as células do organismo, Atualmente, acredita-se que a interação do T3 com esses receptores nucleares leve à modificação da expressão gênica, resultando na diferenciação.

A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço e produz hormônios, principalmentetiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistema do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4. A tireóide também produz o hormônio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio. O hipertireoidismo (tireóide muito ativa) e hipotireoidismo (tireóide pouco ativa) sãoos problemas mais comuns da glândula tireóide.
A principal função da glândula tiróide é a produção e armazenamento de hormônios tireoideanos, T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). A produção destes hormônios é feita após estimulação das células pelo hormônio da hipofisi TSH no receptor da membrana do TSH, existente em cada célula folicular. As células intersticiais produzem calcitonina, umhormônio que leva à diminuição da concentração de cálcio no sangue.
A tiróide é a única glândula endócrina que armazena o seu produto de excreção. As células foliculares sintetizam a partir de aminoácidos e Iodo a proteína de peso alto molecular, a tiroglobulina que secretam dentro dos folículos numa solução aquosa viscosa, o colóide. De acordo com as necessidades (e níveis de TSH), as célulasfoliculares captam por pinocitose líquido colóide. A tiroglobulina aí presente é digerida nos lisossomos, e transformada em t3 e t4 que são libertadas no exterior do folículo para a corrente sanguínea.
A atividade das células foliculares é dependente dos nível sanguíneos de TSH. A TSH determina a taxa de secreção de t3 e t4 e estimula o crescimento e divisão das células foliculares. Esta é secretada naglândula pituitária ou hipófise. A secreção de TSH depende de muitos fatores, um dos quais é o feedback negativo pelos hormônios tireoideanos (grandes quantidades de T3 ou T4 )



RELAÇÕES ANATOMOFUNCIONAIS
A glândula tiróide tem seu nome derivado do grego thyreos, que significa escudo, Vista anteriormente, entretanto, a tiróide tem a forma de uma borboleta aderida às partes anterior elateral só da laringe e traquéia, A glândula é composta por dois lobos lateralizados (direito e esquerdo) unidos por um istmo de parênquima glandular, localizado imediatamente abaixo do nível da cartilagem cricóide. Todo o parênquima tiroidiano é ricamente vascularizado por quatro artérias principais, fazendo com que o fluxo de sangue, em condiçôes normais, chegue a 5 .mllg de ac tecido a cada minuto.No ser humano adulto a glândula pesa entre 15 e 20 g, podendo aumentar 10 a 15 vezes em pacientes portadores de deficiência de iodo ou doenças auto-imunes.Ao microscópio, a glândula tiróide é composta por folículos ou ácinos. Essas estruturas são consideradas, sob o ponto de vista funcional, como unidades primárias, secretórias, do órgão.As células que constituem os folículos são chamadas de...
tracking img