Sistema solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por umagrande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.

Formação do Sistema Solar

A formação do Sistema Solar remonta há aproximadamente 4,6 bilhões deanos. De acordo com astrônomos, o Sistema Solar foi formado a partir de uma mesma nuvem de poeira e gás. Esta nuvem é conhecida como Nebulosa Solar Primitiva. Em algum momento ocorreu um colapso destanuvem, provocando o fim do se equilíbrio gravitacional e gerando sua contração. Foi a partir dai que teve início a formação do Sistema Solar.

Os planetas

Existem oito planetas no Sistema Solar:Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter,Vênus, Saturno, Urano e Netuno. Até agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porem, a União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição deum planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetoide.

Muitos destes planetas podemos visualizar a noite a olho nú ou com a ajuda de umtelescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua(satélite natural do nosso planeta), que gravita ao redor no planeta Terra.

Os asteroides

Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos asteroides que variam de tamanho, podendo ser atémesmo minúsculos. Os asteroides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poeira cósmica e gelo.

Os cometas

Historiadores e paleontólogos acreditam que foi aqueda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. O impacto...
tracking img