Sistema solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA SOLAR

Tema: Sistema Solar

Isabelle H.D. do Nascimento 1º

Guilherme Garofo 1º

Professor orientador: Marcos Benfica

Objetivo:
O grupo pretende apresentar uma sala temática sobre o sistema solar.
O trabalho apresentará diversas informações sobre os planetas, suas luas e sobre o Sol.
O objetivo do grupo é, em resumo, trazer ao publico uma gama deinformações sobre o Sistema Solar e seus componentes.

Introdução Teórica:
O sistema solar está localizado na Via Láctea. Assim como todas as estrelas visíveis em uma noite clara nosso sistema gira em torno do centro da Via Láctea. A estrela mais próxima do nosso sistema é a Próxima Centauri localizada a 4,3 anos luz(um ano luz é a distância percorrida pela luz em um ano, ou seja 9,4605284 ×1015 metros) de distância.
Desde os primórdios da civilização o sistema solar é um alvo de grande curiosidade e estudo.
Os astrônomos mais antigos observavam o céu notando que alguns pontos luminosos moviam-se no céu entre as estrelas com trajetórias totalmente diferentes da maioria das estrelas. Estes pontos luminosos receberam dos gregos o nome de planetas, que significa astros errantes.
Hoje,com telescópios modernos, mais estudo e tecnologia admitimos que existem oito planetas em no sistema solar, são eles, do mais próximo ao mais distante do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Segundo a definição da IAU(International Astronomical Union), um planeta é um corpo que orbita uma estrela, é grande o suficiente para que sua própria gravidade o deixe comforma redonda, (o que depende muito também de sua densidade) e tenha limpado a sua vizinhança de objetos menores em sua órbita, o que pode ser conseguido por corpos que consigam superar os 4000 km de diâmetro aproximadamente.
Plutão, que já foi considerado o nono planeta do sistema solar foi rebaixado a planeta anão em 2006 por não se encaixar em algumas características da definição oficial deplaneta.
Plutão não é, no entanto, o único planeta anão do sistema solar, nessa lista entram mais quatro nomes. Éris, Ceres, Haumea e Makemake são classificados da mesma forma.
Quando falamos do sistema solar o mais lógico é que primeiro apresentemos o astro que da nome ao sistema.

O Sol:
O Sol é a fonte mais rica de energia eletromagnética do sistema solar. A gravidade do Sol criapressões extremas e provoca grandes temperaturas internas , capazes de provocar e sustentar reações termonucleares que funde núcleos de hidrogênio produzindo núcleos de hélio. Estas reações termonucleares começaram aproximadamente 5 x 109 anos atrás, e provavelmente continuará por mais 5 x 109 anos. A superfície aparente do sol não tem nenhum limite físico, como estamos acostumados com os planetassólidos (como a Terra), embora quando o vemos da Terra temos a impressão de ver um corpo com uma superfície delimitada.
O Sol contém 99,85% de toda a matéria do Sistema Solar.
O Sol possui massa de 1,99 x 1030 kg , raio de 695 000 Km e 4,8 bilhões de anos. Tem superfície de 6,16 1013km2 e volume de 1,44 1018 km3. Sua densidade média é de 1,4 g/cm3, já no centro do Sol a densidade chegaa 150g/cm3.
Está localizado a 150 milhões de quilômetros da Terra. Sua temperatura de superfície é de aproximadamente 5770 K. Já a temperatura no centro é de 1,5 107K. É composto de aproximadamente (porcentagem em relação a massa) 71% de Hidrogênio, 27,1% de Hélio e 1,9% de outros gases.
O fato de o Sol ser basicamente um corpo constituído por um fluido (plasma e gás), provoca o fenômenoconhecido como rotação diferenciada possuindo período de rotação que varia de 25 dias no equador a 36 dias nos polos
Planetas:
Planetas terrestres ou telúricos:
Planetas terrestres são aqueles formados principalmente por rochas e metais, apresentam uma superfície sólida sem a incidência de anéis, como é o caso de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. 
Mercúrio:
Os gregos...
tracking img