Analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]skip to main | skip to sidebar
Eu escrevo, tu lês, ele comenta
Esse blog nasce para ser um local de publicação dos meus escritos de natureza literária, pedagógica, pesquisas, projetos e anotações de aulas.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007


A Intertextualidade na Música Monte Castelo de Renato Russo

RESUMO

O artigo trata da conversa que o compositor Renato Russo travaem sua música “Monte Castelo”, com o famoso poema de Luís de Camões “Amor é um fogo que arde sem se ver” e com o texto bíblico “O amor é um dom supremo” escrito pelo apóstolo Paulo à Igreja de Corinto. Há ainda a alusão do título da música a uma batalha da Segunda Guerra Mundial vencida por soldados da Força Expedicionária Brasileira; batalha na qual, apesar da vitória, ocorreu uma baixa de 1000pracinhas. A motivação em se trabalhar a intertextualidade presente nessa música veio da observação do ajustamento perfeito do tema “Amor” que o compositor conseguiu mesmo promovendo o diálogo entre obras tão distintas como o poema de Camões, que fala de um amor Eros (homem-mulher, possessivo) e a carta de Paulo, esta tratando do amor Ágape (o amor altruísta, generoso). Dessa forma, o objetivo foiencontrar na música o elemento chave que une os dois textos e seu título. Assim, foi feito o estudo dos três textos e o contexto em que foram escritos, chegando-se à afirmação de o amor ser tratado como um sentimento que se concretiza na ação; e esta sempre acarretará em alguma forma de dor nobre.
Palavras-chaves: Intertextualidade, Monte Castelo, Amor.

ABSTRACT

The article is about a talkbetween Renato Russo’s music “Monte Castelo”, the famous poem from Luís de Camões “Amor é um fogo que arde sem se ver” and the Bible text “O amor é um dom supremo” written by apostle Paulo to Corinto’s Church. There is a conecttion between the name of the music and a batlle from Second World War, won by Brazilian Force soldiers; in which, in spite of victory, 1000 soldiers were killed. Themotivation to work the intertextuality presents in this music came from the observation of the theme “Love” that the composer got even promoting dialog between so different works like Camões’ poem, that talks about an Eros love (man-woman, possessive) and the Paulo’s letter, about an Ágape love (altruistic love, generous). This way, the objective was to find in that music the key element which links bothtexts and title. So, it was done the three texts study and the context in which they were written, concluding love is trated as a feeling that happens through action; and this action always will end in some way of noble pain.
Key words: Intertextuality, Monte Castelo, Love.


No estudo relativo à Lingüística Textual, aponta-se como uma das condições de textualidade a referência (explícita ouimplícita) a outros textos orais, escritos, visuais, entre outros. Esse “diálogo” entre textos chamamos de intertextualidade. E sua importância é tamanha a ponto de se afirmar que

“A competência em leitura e em produção textual não depende apenas do conhecimento do código lingüístico. Para ler e escrever com proficiência é imprescindível conhecer outros textos, estar consciente de suas relaçõesintertextuais, pois um texto nasce a partir de outros”. (Guia de Produção Textual)

Dessa forma, nossa compreensão de um texto acontece de acordo com o conhecimento de mundo e com o universo de leitura. Quanto mais ampla for a gama de conhecimento geral do leitor maior será a sua competência para saber que o um texto dialoga com outros por meio de referências, alusões ou citações.
Ser sensívelao que outros autores escreveram para, a partir de então, iniciar a sua própria escrita é a chave para o universo da intertextualidade. Pode-se, portanto, fazer a seguinte declaração

“Quem escreve não escreve no vazio, pois um texto não surge do nada. Pode-se dizer que escrever é a habilidade de aproveitar criticamente, criativamente outros materiais interdiscursivos, outros textos. É por...
tracking img