Sistema solar e seus componentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da Escola: E.E Dr. Secundino Dominguez Filho Série: 6ºA Turno: Tarde
Nº Alunos: 25 Ano: 7º Ano
Disciplina: Ciências
Tempo Disponível: 2hs
Prof. Responsável:
Estagiário:

Sistema solar e seus componentes
Objetivos
- Entender conceitos básicos de Astronomia, como rotação e translação.
- Identificar todos os planetas do sistema solar e o satélite da Terra (aLua).
Conteúdos Programáticos:
- Componentes do sistema solar.
- Movimentos (translação e rotação) de alguns astros do sistema solar.

Procedimentos Didáticos / Metodológicos
Slides coloridos com desenhos e fotos em PowerPoint gravados em DVD, vídeos gravados em DVD, aparelhos de TV e de DVD, globo terrestre, esfera pequena de isopor e lanterna.
Procedimentos:
1ª etapa
Para introduzir oassunto, inicie a aula perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre o sistema solar. À medida que eles forem se manifestando, anote no quadro-negro palavras-chave que serão retomadas mais à frente. Conhecimentos trazidos pela turma podem conter erros ou imprecisões. Com frequência, o senso comum predomina no campo da astronomia. Não deixe de anotar também esses saberes para desmistificá-los erevê-los ao longo da atividade.

2ª etapa
Inicie a projeção de slides disponíveis em www.nasa.gov/multimedia/index.html, mostrando os diferentes astros que compõem o nosso sistema solar. Enquanto mostra as imagens, vá fazendo perguntas para a turma sobre cada uma delas e também comentários. Remeta sempre às informações registradas no quadro-negro e faça com que as imagens levem todos a rever eampliar as informações que tinham até então. Dê um tempo para que eles façam registros.
Sol – Ao mostrar a imagem desse astro, lembre que ele fornece a luz que chega à Terra e permite que haja vida. Por ter luz própria, ele é considerado um astro luminoso (todos os demais astros do sistema solar são astros iluminados). Registre esses conceitos no quadro enquanto explica. Em seguida, pergunte queoutros astros eles conhecem, além do Sol, que também sejam luminosos. É provável que eles citem a Lua, por ela “brilhar” em diversas noites. Antes de comentar o erro, passe para o slide seguinte.

Lua – Exiba o slide e, com o globo terrestre e a esfera pequena de isopor, simule o movimento de órbita da Lua, pedindo que os alunos o reproduzam no caderno. Desenhe o mesmo no quadro e peça quecomparem com o que haviam feito. Explique que a Lua é um satélite natural da Terra e não possui luz própria. Mostre as crateras que existem nela. Pergunte se alguém sabe quem foi o primeiro homem a descrevê-las, assim como as montanhas que observava. Se ninguém souber, diga que foi Galileu Galilei (1564-1642) que fez isso com um rudimentar telescópio. Por fim, lance a pergunta: como as crateras lunaresforam formadas?

Asteroides – Comente que eles são corpos celestes muito pequenos, que orbitam em torno do Sol. Retorne ao slide sobre as crateras da Lua e associe aos asteroides.

Meteoritos – Recebem esse nome os asteroides que chegam à superfície da Terra. Devido ao atrito com a atmosfera, esses fragmentos aparecem como riscos no céu, as populares “estrelas cadentes”.

Cometas – Essesastros são constituídos principalmente por fragmentos de rochas, gases e água congelada e também aparecem, de tempos em tempos, cortando o céu.
3ª etapa
Continue apresentando os slides, fazendo perguntas e comentários com base nas respostas deles e no que as imagens revelam.

Planetas – Mostre uma imagem com todos os planetas do sistema solar (em escala de tamanho) e a representação das órbitasem torno do Sol. Introduza o conceito de translação. Nomeie os planetas e comente a proporção das distâncias deles em relação ao Sol. Há simulações em www.youtube.com. Faça perguntas sobre os planetas com ênfase nas características observáveis nas imagens. Como deve ser a atmosfera de Mercúrio? Como saber que as atmosferas de Vênus e da Terra não são iguais? Qual o maior planeta? E o menor? Em...
tracking img