Sistema silvipastoril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Silvipastoril: Integração de competências para a competitividade do Agronegócio Brasileiro

Vanderley Porfírio-da-Silva e Jorge Ribaski (*)

Sistema silvipastoril é um termo que sumariza práticas envolvidas na integração intencional de árvores, pastagens e gado numa mesma área e ao mesmo tempo, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área. Multifuncional, osilvipastoril possibilita intensificar a produção, pelo manejo integrado dos recursos naturais, evitando a degradação. As árvores podem ser madeiráveis, frutíferas, forrageiras, ou de multipropósito. Portanto, vários tipos de sistemas silvipastoris são possíveis. Neste artigo, em função de cenário que aponta para o crescimento das demandas de produto florestal madeireiro e de produto animal, e que, paraambos, existe a preocupação de que sejam oriundos de sistemas produtivos ambientalmente adequados e não excludentes, faz-se referência à perspectiva de fomento por meio da introdução de árvores madeiráveis em pastagens convencionais.

Estima-se que o crescimento populacional, a urbanização e o aumento da renda dupliquem a demanda e a produção pecuária e de seus produtos derivados nos países emdesenvolvimento até o ano 2020. A produção pecuária está crescendo rapidamente e a estimativa para o ano 2030 é de que a pecuária produzirá mais da metade do total do valor do produto agrícola mundial, este setor também é responsável pelo uso de cerca de 3,4 bilhões de hectares de terras para pastagens permanentes, o que corresponde a mais de duas vezes a superfície utilizada para cultivosagrícolas. Este processo tem sido denominado “revolução pecuária” e é caracterizado por tendências importantes para a pecuária mundial.

O consenso existente acerca dos impactos decorrentes de tal processo destaca como mais preocupantes: o desflorestamento, a erosão e compactação dos solos, as emissões de gases componentes do efeito estufa, a poluição de águas, a mudança na cobertura vegetal e adiminuição da biodiversidade. Segundo alguns autores, desde os acordos internacionais firmados em 1992 (Agenda 21, Convenção sobre a Mudança Climática Global e a Biodiversidade) no Rio de Janeiro, vem estabelecendo-se, em âmbito mundial, uma discussão que tem o objetivo de rever os efeitos da produção animal sobre o meio ambiente. Tais aspectos, mais a falta de certificação de origem sustentável têmcontribuído negativamente para a sustentabilidade da pecuária bovina.

A demanda por produtos florestais também é crescente pelas mesmas razões que faz com que a demanda por produtos pecuários cresça (crescimento populacional, a urbanização e o aumento da renda mundial), mas com um “novo” elemento: uma mudança de atitude que levará a um aumento do valor da conservação do meio ambiente e da natureza.Estimativas da FAO indicam que, em 2030, o consumo mundial de madeira em toras aumentará aproximadamente 60% em relação ao consumo atual, o que alcançará cerca de 2,4 bilhões de m³. Conforme o estudo da FAO, a pergunta fundamental não é se haverá madeira no futuro, mas sim de onde deverá vir, quem a produzirá e como deverá ser produzida.

Está ocorrendo uma mudança de fontes da madeira, ouseja, utilização da madeira de florestas virgens, muita vezes deficientemente fiscalizadas, para plantações florestais e/ou florestas manejadas de forma sustentável.

A estimativa é de que a produção de madeira em toras industriais originadas de plantações possa alcançar 800 milhões de m³ até o ano de 2030, duplicando os atuais 400 milhões de m³ produzidos atualmente, atendendo em parte ocrescimento da demanda de madeira no período.

No Brasil, estudos de diferentes segmentos do setor de base florestal apontam para a existência de um desequilíbrio entre a oferta e a procura de madeira para atender às projeções de crescimento da indústria de base florestal, onde a capacidade de produção anual de madeira plantada já está igual ao consumo.

Por várias razões, principalmente ligadas...
tracking img