Sistema respiratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.6. BRÔNQUIOS | 9 |
2.7. BRÔNQUIOLOS | 9 |
2.8. PULMÕES | 10 |

3. FUNCIONAMENTO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO | 13 |
3.1. MOVIMENTOS MUSCULARES NA RESPIRAÇÃO | 13 |
A respiração é o processo pelo qual os organismos obtém energia à partir de matéria orgânica, sendo que esta está comumente na forma de macromoléculas que tem de ser quebradas em moléculas menores, e a energia proveniente dessasquebras são canalizadas para os diversos processos celulares.
Em termos didáticos a respiração pode ser dividida em respiração macroscópica (externa), que corresponde às trocas gasosas entre um organismo multicelular e seu meio ambiente, especificamente à captação de O2 e eliminação de CO2 , e respiração microscópica (celular), que é o processo molecular de quebra de macromoléculas com o gastode oxigênio com resultante formação de gás carbônico, água e energia.
A respiração microscópica, também denominada respiração celular, é a fase aeróbica do catabolismo em que o piruvato formado na quebra glicolítica da glicose é oxidado em gás carbônico e água, não sendo reduzido a lactato, etanol ou qualquer outro produto de fermentação (condições anaeróbicas). Na verdade, a via glicolítica é avia seguida pelos carboidratos até sua degradação final. Outras vias são utilizadas dependendo do metabólito que está sendo degradado pela célula. Os ácidos graxos, por exemplo, são metabolizados através da ß-oxidação e o produto final, o AcetilCoA segue para o ciclo de Krebs. Os aminoácidos possuem vias distintas, sendo que para cada aminoácido há uma via de degradação particular, cujos produtosfinais encaminham-se diretamente para o ciclo de Krebs (esqueleto carbônico) ou para o ciclo da uréia (grupamento amino).Todas as etapas de oxidação préciclo de Krebs são realizadas ou no citosol ou em outras organelas celulares. O ciclo de Krebs é realizado na mitocôndria juntamente com a etapa seguinte da respiração celular denominAda foSforilação oxidativa ou cadeia respiratória.
A respiraçãoexterna é feita em animais onde o consumo de oxigênio é relativamente alto e de grande porte, por exemplo os mamíferos. Esse tipo de respiração é feita por órgãos especiais (brânquias, traquéias e pulmões) que garantem alto teor de oxigênio para o ser vivo. Apesar dessa grande obtenção de oxigênio por esses órgãos especiais dos animais, ainda é presente a respiração celular nos mesmos.
Diantedeste contexto essa pesquisa irá ressaltar exclusivamente o aparelho respiratório humano, visando o conhecimento de sua estrutura e funcionamento, assim como das patologias que o acometem.
2 - ESTRUTURA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório se divide em duas porções principais que são:
Porção condutora: Compreende o nariz (nariz externo e cavidade ou fossas nasais), faringe, laringe,traquéia, brônquios e bronquíolos, todos, em grande parte, revestidos por epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado mais uma proporção variável de células calicifonnes (mucosas) e serosas. Porção respiratória: pulmões (ductos alveolares e alvéolos) e pleura. Essas estruturas são os locais onde irão acontecer os principais momentos do processo respiratório.

1. NARIZ: è a parte inicial da porçãorespiratória. 1.1 - Nariz externo: tem a forma de uma pirâmide triangular de base inferior e cuja a face posterior se ajusta verticalmente no 1/3 médio da face. E inclui dorso, ápice, raiz e asas (narinas e cartilagens).

1.2 - Cavidade nasal (função de filtrar, turbilhonar, umedecer e aquecer o ar inspirado).
1.2.1 - Vestíbulo 1.2.2 – Conchas nasais: superior, média e inferior 1.2.3 - Meatosnasais superior, médio e inferior

1.2.4 - Septo nasal: a. cartilagem septal b. lâmina perpendicular do osso vômer c. lãmina perpendicular do osso etmóide 1.2.5 – Coanas: orifícios de comunicação com nasofaringe 1.2.6 - Tipos de mucosas: a. olfatória: concha nasal superior e septo nasal correspondente b. respiratória: conchas nasais média e inferior e septo nasal correspondente

2 - SEIOS...
tracking img