Sistema reprodutor masculino e feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino inclui o pênis, o escroto e os testículos (contidos no escroto). As estruturas internas do sistema reprodutor estão contidas na pelve.
As estruturas que constituem o trato reprodutor masculino são responsáveis pela produção do esperma e do liquido seminal e pela sua condição para fora do corpo. Diferente de outros órgãos não se tornatotalmente desenvolvidos e funcionais antes da puberdade.
Ducto ejaculatório: local de junção do duto deferente com o duto da vesícula seminal.
Ducto deferente: tubo muscular que conduz o esperma do epidídimo para a próstata.
Pênis: conduz a urina ou o fluido seminal, cada um por vez, para o meio externo ao corpo. Ao deixar a glândula prostática, a Uretra torna-se o núcleo do pênis.
Escroto:contém os testículos, mantendo-os numa temperatura inferior a do resto do corpo. A pele do escroto é fina, enrugada e pigmentada.
Testículo: local que produz espermatozoide (células sexuais masculinas) e testosterona (hormônio masculino). O par de testículos fica suspenso no interior do escroto. O esperma é conduzido para fora dos testículos através de tubos, o primeiro dos quais é o epidídimo.Vesícula seminal: pequena glândula, localizada contra a parede posterior da bexiga, que secreta um fluido espesso, o qual se mistura ao esperma.
Bexiga urinaria.
Reto
Próstata: circunda a uretra na base da bexiga: provê fluído rico em enzimas, o qual ajuda a ativar o espermatozoide.
Epidídimo: em par, estrutura em forma de vírgula localizada junto dos testículos, pelas quais o esperma é armazenado paraamadurecer. Na ejaculação, o esperma deixa o epidídimo para entrar no duto deferente.
A Próstata forma uma parte vital do sistema reprodutor masculino, tem aproximadamente 3 cm, fornecendo um rico fluido enzimático e produzindo mais de um terço do volume total do liquido seminal. Ela é coberta por uma Cápsula resistente de denso tecido conjuntivo fibroso. Do lado de fora desta capsula, há mais umacamada de tecido conjuntivo fibroso conhecida como fáscia prostática.
A Uretra, o trato de escoamento da bexiga, segue verticalmente através do centro da próstata, onde é conhecida como parte prostática da uretra. O ducto ejaculatório abre-se na uretra prostática, em uma pequena região dilatada, o colículo seminal.
A próstata possui dois lobos não tão distintos como em outros órgãos do corpo.Lobo anterior: localizado anteriormente à uretra, formado principalmente por tecido fibromuscular.
Lobo posterior: localizado posteriormente à uretra e debaixo do ducto ejaculatório.
Lobo lateral: estes dois lobos estão localizados em cada lado da uretra, formam a parte principal da glândula.
Lobo médio: localizado entre a uretra e o ducto ejaculatório.
Testículos, epidídimo e escroto
Os testículossão firmes, moveis e estrutura de corpo oval com aproximadamente 4 cm de comprimento e 2,5 cm de espessura no adulto. Os testículos são encontrados no interior do escroto, uma bolsa exterior da parede abdominal anterior, e são fixados abaixo do funículo espermático, pelo qual ficam pendurados.
Controle da temperatura
O esperma normal só pode ser produzido se a temperatura do testículo estiveraproximadamente 3 graus abaixo da temperatura interna do corpo. Fibras musculares dentro do funículo espermático e das paredes do escroto ajudam a regular a temperatura escrotal, levantando os testículos em direção ao corpo quando está frio e relaxando-os quando a temperatura ambiente está mais alta.
Epidídimo
Cada epidídimo é uma estrutura firme em forma de vírgula, ligada ao polo superior dostestículos, seguindo para baixo da sua superfície posterior. O epidídimo recebe o esperma produzido nos testículos e é formado por um enovelado de túbulos, os quais, se estendidos chegariam a medir aproximadamente 6 m de comprimento.
Da cauda do epidídimo emerge o duto deferente. Este tubo carrega o esperma de volta para cima através do funículo espermático e para dentro da cavidade pélvica na...
tracking img