Sistema reprodutor masculino e feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário
Sistema Reprodutor Humano
Masculino e Feminino


Introdução

É muito importante conhecermos a respeito do sistema de reprodução humana, afinal essa pesquisa vai ajudar a explorar o funcionamento deste órgão. De fato, estamos constantemente em contato com ele, mas muitas vezes desconhecemos fatores importantes e extremamente necessários de como todo órgão funcionam, nomescientíficos e seus fundamentos.
O trabalho a ser apresentado tem como objetivo mostrar o Sistema Reprodutor Humano masculino e feminino nos respectivos temas:

* Constituição;
* Funcionamento;
* Curiosidades, Mitos e Verdades.

Aparelho Reprodutor Feminino

O aparelho reprodutor feminino ou sistema reprodutor feminino é o sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução. Éconstituído por dois ovários, duas tubas uterinas, um útero, uma vagina e uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.

Ovários: São dois, um de cada lado do útero, os ovários são as gônadas femininas. Produzem estrógeno, progesterona. Têm forma oval e também produzem os ovócitos.
Tubas Uterinas: São dois ductosque unem o ovário ao útero. Seu epitélio de revestimento é formados por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino até o útero.
Útero: A principal função do útero é receber embriões que se implantam no endométrio, e desenvolve vasos sanguíneos exclusivamente para esta função. 
O embrião, se desenvolve emfeto e evolui até o nascimento do bebê. Devido a barreiras anatômicas como a pelve, o útero é empurrado parcialmente para dentro do abdômen devido a sua expansão durante a gravidez.
Vagina: É um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas deBartholin, que secretam um muco lubrificante. A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular - o hímen - que fecha parcialmente o orifício vulvo-vaginal e é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais. A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozóides na relação sexual. Além de possibilitar apenetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.
A vagina é revestida por uma membrana mucosa, cujas células liberam glicogênio. Bactérias presentes na mucosa vaginal (Lactobacilos)fermentam o glicogênio, produzindo ácido lático que confere ao meio vaginal um pH ácido, que impede a proliferação da maioria dos microorganismos patogênicos. Durante aexcitação sexual, a parede da vagina se dilata e se recobre de substâncias lubrificantes produzidas pelas glândulas de Bartolin facilitando a penetração do pênis. Durante a fase proliferativa do ciclo menstrual, o muco é fluido e depois da ovulação ele se torna viscoso, formando um tampão que se converte numa barreira protetora.
Vulva: A genitália externa ou vulva é delimitada e protegida por duaspregas cutâneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lábios. Na mulher em idade pós-puberdade, os grandes lábios são cobertos por pêlos pubianos. Mais internamente, outra prega cutâneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lábios - que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris.
Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual, regulado pelo sistemaendócrino, é fundamental para a reprodução. É frequentemente dividido em três fases: a fase folicular, a ovulação e a fase luteínica, embora algumas fontes refiram um conjunto diferente de fases: a menstruação, a fase proliferativa e a fase secretora.  Os ciclos menstruais contam-se a partir do primeiro dia de hemorragia menstrual. A contracepção hormonal intervém nas alterações hormonais...
tracking img