Sistema reprodutor masculino e feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Miologia: Os Músculos e Suas Funções
Miologia é a ciência que estuda os músculos. Músculos são formações anatômicas que possuem a capacidade de se contrair e relaxar, ou seja, diminuir ou aumentar seu tamanho realizando os movimentos do corpo. Os músculos são importantes tanto para os movimentos quanto para a estática do corpo. O tecido muscular tem origem e estrutura diferentes: suaspropriedades fisiológicas variam de acordo com o tipo de musculatura.
Classificação Funcional dos Músculos Esqueléticos:
- Músculo Agonista: É o principal músculo responsável por executar um movimento. É o agente principal na execução de um movimento. São divididos em motores primários (os que participam mais intensamente da execução do movimento) e secundários.
- Músculo Antagonista: Músculo que seopõe a realização do movimento.
- Músculo Sinergista: Músculos secundários que auxiliam a execução de movimentos. Aquele que atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado que poderia ser produzido pelo agonista. Ex: fixando articulações
-Músculo fixador: Fixam um segmento do corpo para permitir um apoio básico nos movimentos executados por outros músculos. Para muitos é umasubcategoria dos sinergistas.
Os músculos produzem movimentos corporais como andar e correr estabilizam as posições corporais, a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como ficar em pé ou sentar. Regulam o volume dos órgãos. As contrações dos músculos lisos das paredes movimentam as substâncias dentro do corpo. Os vasos sanguíneosregulam a intensidade do fluxo. Os músculos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo, promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração. Produzem calor quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
Com relação à ação os músculos podem ser flexores,extensores, supinadores, pronadores, adutores ou abdutores.




Tipos de tecidos musculares:
São três tipos de tecidos musculares: o músculo liso, o músculo estriado esquelético e o músculo cardíaco ou miocárdio.

Músculo Liso:
A musculatura lisa é encontrada principalmente nas paredes dos vasos sanguíneos, do trato gastrintestinal, dos brônquios e bronquíolos, nas vias urinárias, noútero, nos canais excretores das glândulas e na pele. As células musculares lisas possuem um único núcleo de localização central. As células musculares lisas são fusiformes, delgadas e uniformemente birrefringentes, seu comprimento varia entre 15 a 20μm e sua espessura chega a 20μm.
No que diz respeito a sua função, as células da musculatura lisa se distinguem da musculatura estriada pelo fato de nãoestarem sujeitas a nossa vontade, sua contração é extremamente lenta, mas, em contrapartida, elas praticamente não se cansam. Uma atividade típica das células musculares lisas são ondas peristálticas, que se observam no tubo digestório e no trato urinário, estes movimentos deslocam o respectivo conteúdo em direção ao reto e a uretra, respectivamente. Sob forma de anéis musculares (esfíncteres)podem as células musculares exercer a função de fechamento e abertura. Suas contrações tônicas também colaboram no sistema circulatório para a distribuição do sangue, pela facilitação do fluxo sanguíneo.

Músculo Estriado Esquelético:
Os músculos esqueléticos do organismo já revelam a olho nu uma estrutura fibrosa, conforme se pode observar na carne crua e principalmente na carne cozida. Estesmúsculos são formados por água (70 a 80%), proteínas (15 a 20%), 30% das quais são solúveis, entre elas as enzimas do metabolismo energético e a mioglobina, enquanto o 70% restante são proteínas pouco solúveis.
A fibra muscular esquelética é composta pelas proteínas estruturais miosina e actina, contendo, além disso, água intracelular e compostos de fósforo. A miosina se caracteriza por certas...
tracking img