Sistema reprodutor feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema reprodutor feminino

• Ovários

Os ovários tem função gametogênica e por esse motivo produzem gametas femininos ou ÓVULOS no final da puberdade. Além disso, produzem também hormônios, os quais controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e atuam sobre o útero nos mecanismos de implantação do óvulo fecundado e início do desenvolvimento do embrião. 
 Os ovários assimcomo as tubas e o útero estão localizados no nível da cavidade pélvica entre a bexiga (posição anterior) e o reto (posição posterior).  Estão presos na porção posterior do ligamento largo do útero pelo mesovário (dobra da folha posterior do ligamento largo que se prende ao ovário, de tal maneira que o ovário não está envolto e nem revestido por peritônio). Antes da primeira ovulação (expulsão doóvulo através do ovário) o ovário é liso e rosado no vivente, mas depois se tornam branco-acinzentado e rugoso devido às cicatrizes deixadas pelas ovulações. Com o decorrer do tempo, na velhice, diminuem de tamanho.

• Tubas uterinas

As tubas uterinas, também chamadas de ovidutos e antigamente denominadas trompas de Falópio, são tubos pares que unem o ovário com o útero, e que tem porfinalidade transportar o óvulo do ovário para a cavidade uterina, além de constituir o local de encontro do óvulo com o espermatozoide (fecundação).
As tubas uterinas apresentam movimentos peristálticos e estão localizadas na borda superior do ligamento largo. Elas possuem cerca de 10 cm de comprimento.

Divisão:

- parte intramural: é a porção uterina, ou seja, constitui a parte da tuba uterinaque se situa na parede do útero.

- istmo: é a porção de menor calibre.

- ampola: é a dilatação que segue ao istmo. É considerada o local onde ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
- infundíbulo: é a porção mais distal da tuba uterina. Abre-se na cavidade peritoneal próximo ao ovário e possui prolongamentos no formato de franjas, as chamadas fímbrias;

Composição:

A parededa tuba uterina é composta de três camadas: uma mucosa, uma espessa camada muscular de músculo liso disposto em uma camada circular interna e uma camada longitudinal externa e uma serosa composta de uma lâmina visceral de peritônio.
Fertilização:

Após a ovulação, o óvulo é captado pela tuba uterina através das Fímbrias. A fertilização, ou seja, o encontro do espermatozoide com o óvulo sedá na ampola. Que é possível graças à impulsão por diminutos cílios (estruturas semelhantes a pelos) que a revestem. O embrião é formado e transportado até o útero. Caso a fertilização não aconteça, o óvulo sofre autólise.

• Útero

O útero é um órgão fibromuscular, ímpar, oco, em forma de pêra invertida, localizado no plano sagital mediano da cavidade pélvica (pelve verdadeira). Recebe as tubasuterinas na região mais abaulada (cranial) e continua-se, inferiormente, com a vagina, com a qual forma usualmente um ângulo de 90 graus. Apresenta paredes espessas, formadas principalmente por fibras musculares lisas (miométrio), sendo a parte interna revestida por mucosa (endométrio) e a externa pelo peritônio (perimétrio). Este último é extremamente delgado, de tal maneira que a sua tonalidadeavermelhada é decorrente da visibilização, por transparência, de sua musculatura.
O útero localiza-se sobre a vagina, entre a bexiga urinária e o reto. Na mulher jovem e nulípara, o mais freqüente é o útero inclinar-se parcialmente sobre a bexiga (anteversoflexão).
Além disso, o útero pode variar de forma, tamanho, localização e estrutura, de acordo com a idade, a paridade, o estado gravídicoe a estimulação hormonal. Suas dimensões, na mulher adulta, variam de tal modo que o comprimento pode oscilar de 6 a 9 cm e a profundidade ou espessura, entre 2 a 3 cm. O peso do útero varia de 25 a 90 g. Durante o menacme, na nulípara, as dimensões do útero são menores e nas multíparas, podem ser maiores. Após a menopausa ocorre redução de dimensões, principalmente do corpo do útero. ...
tracking img