Lei de ohm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO NOKIA DE ENSINO

LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE 1

LEI DE OHM E POTÊNCIA ELÉTRICA

MANAUS
2012
IGOR FILIPE VASCONCELOS MILANI
1º AE - Nº 16



LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE 1

LEI DE OHM E POTÊNCIA ELÉTRICA

Trabalho referente àdisciplina Laboratório de Eletricidade I, do curso técnico de Eletrônica da Fundação Nokia de Ensino , como requisito para obtenção de nota prática da disciplina.

Orientador: Juan Gabriel de Albuquerque Ramos


MANAUS2012
Sumário
OBJETIVOS 4
1.Lei de Ohm 4
2.Potência Elétrica 4
INTRODUÇÃO 5
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................................6
1.Lei de Ohm 6
2.Potência Elétrica 6
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO 7
1. Lei de Ohm 71.1. Equipamentos e Materiais 7
1.2. Procedimento 7
2. Potência Elétrica 8
2.1. Equipamentos e Materiais 8
2.2. Procedimento 8
CONSIDERAÇÕES fINAIS 11
 Lei de Ohm 11
 Potência Elétrica 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13


OBJETIVOS

1. Lei de Ohm
* Verificar a lei de Ohm.
* Determinar a resistência elétrica através dos valoresde tensão e corrente.

2. Potência Elétrica
* Levantar a curva da potência em função da corrente de um resistor.
* Observar o efeito joule

.

INTRODUÇÃO

A Lei de Ohm, assim chamada por causa do seu criador alemão Georg Simon Ohm que nasceu em 16 de março de 1789 e morreu em 6 de julho de 1854, pode ser definida como a relação entre a corrente, tensão e a resistência.A lei de Ohm é utilizada no circuito elétrico, no qual de acordo com Milton Gussow:
“Na prática, um circuito elétrico consta de pelo menos quatro partes: (1) uma fonte de força eletromotriz (fem), (2) condutores, (3) uma carga e (4) instrumentos de controle. A fem é a bateria, os condutores são os fios que ligam as várias partes do circuito e conduzem a corrente, o resistor é a carga e achave é o dispositivo de controle. As fontes mais comuns de fem são as baterias e os geradores. Os condutores são fios que oferecem uma baixa resistência à passagem da corrente. O resistor de carga representa um dispositivo que utiliza energia elétrica, como por exemplo uma lâmpada, uma campainha, uma torneira de pão, um rádio ou um motor. Os dispositivos de controle podem ser chaves, resistências,fusíveis, disjuntores ou relés.” (GUSSOW, MILTON, 1996, p.48)
E de acordo com isso é possível montar a Lei de Ohm e com a mesma é possível perceber que a corrente varia diretamente com a tensão e inversamente com a resistência e essa é a Potência Elétrica no qual seu criador foi o engenheiro Escocês James Watt.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1. Lei de Ohm
De acordo com Gussow é possívelmontar a Lei de Ohm em que: “A tensão aplicada a um circuito é igual ao produto da corrente pela resistência do circuito” (GUSSOW, MILTON, 1996, p.53).
V= R.I [1]
E de acordo com a formula [1] é possível afirmar que: “A resistência de um circuito é igual à tensão aplicada ao circuito dividida pela correnteque passa pelo circuito” (GUSSOW, MILTON, 1996, p.53).
[2]
E também que: “A corrente num circuito é igual à tensão aplicada ao circuito dividida pela resistência do circuito” (GUSSOW, MILTON, 1996, p.52).
  [3]
Quando essa lei é verdadeira num determinado...
tracking img