Sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCíPIOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Aluna: Josy dos Santos Martins – RA: B077816

Curso: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

BIBLIOGRAFIA

O´BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. Tradução Célio Knipel Moreira e Cid Knipel Moreira. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas deInformação – o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva,2004

Sistema

Sistema pode ser definido simplesmente como um grupo de elementos interelacionados ou em interação que um formam um todo unificado. Muitos exemplos de sistemas podem ser encontrados nas ciências físicas e biológicas, na tecnologia moderna e na sociedade humana.

Um sistema é um grupo de componentesinter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo orgânico de transformação. Um sistema dessa ordem (as vezes chamado sistema dinâmico) possui três componentes ou funções básicas em uma interação.

Entrada: envolve a captação e reunião de elementos que ingressa no sistema para serem processados. Por exemplo, matéria-prima, energia,dados e esforços humanos devem ser organizados para processamento.

Processamento: envolve processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto.

Saída: envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final.

[pic]

Figura 1 - Sistema

Feedback eControle

O conceito de sistema torna-se ainda mais útil pela inclusão de dois componentes adicionais, feedback e controle. Um sistema dotado desses componentes é conhecido, às vezes como um sistema cibernético, ou seja, um sistema auto monitorado, auto-regulado.

Feedback: são dados sobre o desempenho de um sistema. Os dados sobre desempenho de vendas, por exemplo são feedbacks para um gerentede vendas.

Controle: envolve a monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de sua meta. Em seguida, a função de controle faz os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcançada a produção adequada.

Componentes de um Sistema de Informação

Verificaremos agora quaiscomponentes e atividades estão envolvidos num sistema. A figura 2 ilustra um modelo de sistema de informação que expressa uma estrutura conceitual fundamental para os principais componentes e atividades dos sistemas de informação. Um sistema de informação depende dos recursos humanos, de hardwares, software, dados e redes para executar atividades de entrada, processamento, produção, armazenamento econtrole que convertem recursos de dados em produtos de informação.

[pic]

Figura 2 - Componentes de S.I.

Esse modelo de sistema de informação destaca as relações entre seus componentes e atividades. Ele fornece uma estrutura referencial que enfatiza quatro conceitos principais que podem ser aplicadosa todos os tipos de sistema de informação:

• Pessoas, hardware, software, dados e redes são os cincos recursos básicos dos sistemas de informação;

• Os recursos humanos consistem em usuários finais e especialistas em SI, os recursos de hardware consistem em maquinas e mídias; os recursos de software consistem em programas e procedimentos, os recursos de dados consistem em banco dedados e bases de conhecimento; e os recursos de redes consistem em mídia e redes de comunicações;

• Os recursos de dados são transformados por atividades de processamento de informação em diversidade de produtos de informações para os usuários finais;

• Processamento de informação consiste em atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle.

Recursos de um...
tracking img