Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU
UNIGUAÇU
CURSO DE FISIOTERAPIA


ARIEL CHAGAS NOVAKOWSKI

ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO

UNIAO DA VITÓRIA - PR
2012
ARIEL CHAGAS NOVAKOWSKI

ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO

TRABALHO APRESENTADO PELO ALUNO ARIEL CHAGAS, SOLICITADO PELO PROFESSOR ADILSON VEIGA E SOUZA E PELA PROFESSORA TANIA MARA RUIVO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA E NEURO ANATOMIACOMO MATERIA EM DEPENDECIA.

UNIAO DA VITÓRIA - PR
2012
CONTEÚDO

INTRODUÇÃO 4
SISTEMA NERVOSO 4
ANÁTOMO-FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO 7
CÓRTEX CEREBRAL 9
MEDULA ESPINHAL 12
SISTEMA NERVO SIMPÁTICO E PARASSIMPÁTICO 15
CONCLUSÃO 16
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 17

INTRODUÇÃO
1. SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso é o corpo colecor de informação, centro de armazenamento e umsistema de controle. Sua principal função é coletar informações sobre as condições externas em relação ao estado externo do corpo, para analisar esta informação, e para iniciar respostas apropriadas para satisfazer determinadas necessidades, a mais significativa dessas necessidades é a sobrevivência.
O sistema nervoso é composto de nervos, o cérebro e medula espinhal. Os nervos não formam umsistema único, mas vários que estão interligados. Alguns destes são fisicamente separados, enquanto outros são diferentes um do outro, em função apenas.
O cérebro e medula espinhal formam o sistema nervoso central. O sistema nervoso periférico é formado por nervos que transmitem informação de volta para o cérebro, o sistema é responsável pelas funções corporais que não estão sobre controleconsciente, como o batimento cardíaco ou o sistema digestivo. O bom funcionamento do sistema nervoso periférico é obtida dividindo-o em sistemas simpático e parassimpático. Estas são ações contrárias e criar um sistema de verificação e equilíbrio. O sistema nervoso utiliza impulsos eléctricos para comunicar as condições externas para o cérebro, os impulsos eléctricos viajar ao longo do comprimento dosneurónios (de rede principal do sistema nervoso de células) e outras células do sistema nervoso. Estas informações de processo as células dos nervos sensoriais e iniciar uma ação dentro de milisegundos. Esses impulsos viajar até 250 quilômetros por hora, enquanto outros sistemas, como o sistema endócrino, pode levar várias horas para responder com os hormônios apropriados.
SNC contém o cérebro emedula espinhal . O SNP consiste principalmente de nervos , que são fibras longas que ligam o sistema nervoso central para todas as outras partes do corpo. O SNP inclui neurônios motores , mediando movimento voluntário, o sistema nervoso autônomo , que compõem o sistema nervoso simpático eo sistema nervoso parassimpático e regular as funções involuntárias, e do sistema nervoso entérico , uma partesemi-independente do sistema nervoso, cuja função é controlar o sistema gastrointestinal.
Ao nível celular, o sistema nervoso é definida pela presença de um tipo especial de célula, denominada neurônio , também conhecido como uma "célula nervosa". Os neurónios têm estruturas especiais que lhes permitem enviar sinais de forma rápida e precisa a outras células. Eles enviam estes sinais em forma deondas eletroquímicas que viajam ao longo de fibras finas chamadas axônios que causam substâncias químicas chamadas neurotransmissores para ser lançado nos cruzamentos chamadas sinapses . A célula que recebe um sinal a partir de um neurónio sináptica podem ser excitados, inibidos ou modulados. As conexões entre os neurônios formam circuitos neurais que geram a percepção de um organismo do mundo edeterminar o seu comportamento. Junto com os neurônios, o sistema nervoso contém outras células especializadas, chamadas células da glia (ou simplesmente glia), que fornecem suporte estrutural e metabólica.
No nível mais básico, a função do sistema nervoso é enviar sinais de uma célula para os outros, ou de uma parte do corpo para outro. O sistema nervoso é susceptível de mau funcionamento, em uma...
tracking img