Engenharia integrada por computador modelamento de uma peça plástica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
INSTITUTO SUPERIOR TUPY
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA







ENGENHARIA INTEGRADA POR COMPUTADOR
MODELAMENTO DE UMA PEÇA PLÁSTICA




ANA LUIZA PIVA
EDSON DE SOUSA
MÁRIO AVANCINI NETTO





Joinville
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
1. CAD 01
1.2 IMPORTAÇÃO DO ARQUIVO EM IGES 02
1.3 SPLINE 03
1.4 TÉCNICAS DEMODELAMENTO
1.4.1 Método de Revolução
1.4.2 Extrusão
1.5 MODELADORES HIBRIDOS
1.5.1 Modelador Sólido
1.5.2 Modelador Superfície
1.6 CAD 2D
2. CAM
2.1 TRAJETÓRIA DA FERRAMENTA
2.2 SIMULAÇÃO DE USINAGEM
2.3 PROGRAMA CNC
2.4 CNC X CAM
3. CAE
3.1 SIMULAÇÕES DE PROCESSOS NA TAÇA
3.2 ETAPAS DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE
3.2.1 Malha
3.2.2 Processo de Produção da Peça
3.2.3 Seleção de Material3.2.4 Pontos de Injeção
3.2.5 Temperatura
3.2.6 Análise
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS





INTRODUÇÃO
O trabalho aqui apresentado terá como meta fazer uma abordagem de um conjunto de informações que foram sendo aprendidas no decorrer do semestre. Faremos uma estruturação do trabalho partindo desde os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula até os trabalhos práticosfeitos em laboratório, fazendo uma analise fiel de todos os sistemas CAx.
Atualmente a evolução que os sistemas CAx tem recebido vem trazendo grandes ganhos as empresas, pois seus processos de produção tem a cada dia ficado mais confiáveis. Essa integração entre projeto e maquina através de diferentes tipos de sistemas CAx está tornando extremamente monitorado qualquer tipo de processo,trazendo assim uma produção com mais qualidade, menores quantidades de erros e um melhor planejamento de recursos financeiros e tecnológicos nas empresas.
Em sala de aula foi proposto aos grupos o desenvolvimento de um produto utilizando um software da empresa Unigraphics (NX 8.0) para a realização dos trabalhos práticos. O produto desenvolvido foi uma taça de sorvete.
As atividadespráticas foram realizadas primeiramente utilizando o CAD (modelamento da taça e da cavidade do molde da peça), CAM (programação de usinagem da peça) e por fim o CAE (responsável por fazer a simulação de robustez e desempenho da peça através de elementos finitos).
O desenvolvimento do trabalho possuirá uma estruturação com base nas aulas praticas com a aplicação dos conceitos teóricos decada processo estudado, utilizando figuras e citações teóricas sobre cada elemento no decorrer do trabalho.










1. CAD
Em nossas aulas praticas de CAD utilizamos o software da empresa Unigraphics (NX 8.0). O NX faz parte da gama de softwares de grande porte (High End).
Este software é composto por CAD (2D e 3D), CAM e CAE estes módulos presente em sua interface otornam um poderoso sistema CAx.
CAx (Computer Aided x – utilizado para indicar qualquer sistema) representa além do CAD-CAM, sistemas tais como CAE (Computer Aided Engineer), CAPP (Computer Aided Process Planning), CAI (Computer Aided Inspection), dentre outros (NORÕES et al, 2008). Tais sistemas computacionais necessitam da geometria desenvolvida no CAD para realizar sua função específica.Figura 1 - Ilustração da interface do software NX 8.0.


Software NX 8.0







1.2 IMPORTAÇÃO DO ARQUIVO EM IGES


Atualmente existem muito softwares de CAD com suas extensões de arquivos próprias privando o uso de sua arvore de construção do produto em outro software. Neste caso se fez necessário a criação de extensõesuniversais para a exportação e importação de produtos entre diferentes sistemas CAx, exemplo CAD e CAM.
Em nossas aulas praticas fizemos o uso da extensão iges (Initial Graphics Exchange Specification) para importação ao software.


Figura 2 – Pontos importados do iges para o software NX 8.0.


Importação IGES




1.3 SPLINE...
tracking img