Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema nervoso

O sistema nervoso central humano e suas partes: (1) cérebro – (2) sistema nervoso central – (3) espinha dorsal.

O sistema sensorial que monitora e coordena a atividade dosmúsculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal) é vulgarmente tratado de sistema nervoso. Os neurônios e os nervos sãointegrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema sensorial de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentesdo meio.
Índice

1 Anatomia comparada
1.1 Platelmintos e nematoides
1.2 Artrópodes
1.3 Mollusca
1.4 Vertebrados
1.5 Sistema nervoso central (SNC)2 Referências
3 Ver também
4 Ligações externas

Anatomia comparada

Ver artigo principal: Anatomia Comparada

Membros Daiana do filo dos celenterados, tais como águas-vivas ehidras, têm um sistema nervoso simples destes 4 periodos de um ano para a orientação de rede neural. Ela é formada por neurônios, ligados por sinapses ou conexões celulares. A rede neural é centralizadaao redor da boca, mas não há um agrupamento anatômico de neurônios. Algumas águas-vivas possuem neurônios sensoriais conhecidos como rhopalia, com os quais podem perceber luz, movimento, ougravidade.
Platelmintos e nematoides

Ver artigos principais: Platelmintos e Nematoda

Planárias, um tipo de platelminto, possuem uma corda nervosa dupla que percorre todo o comprimento do corpo e sefunde com a cauda. Estas cordas nervosas são conectadas por nervos transversais, como os degraus de uma escada. Estes nervos ajudam a coordenar os dois lados do animal. Dois grandes gânglios naextremidade da cabeça funcionam de modo semelhante a um cérebro simplificado. Fotoreceptores nos ocelos destes animais provêem informação sensorial sobre luz e escuridão. Porém, os ocelos não são...
tracking img