Prurido vulvar em medicina chinesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
UNIVERSIDADE MEDICINA CHINESA
Dr. Pedro Choy

Pólo da Universidade de Chengdu

Patologia e Terapêutica em Medicina Tradicional Chinesa III





Trabalho realizado por:
Nuno Michael Ferreira
Nº11 5ºano

16 de Maio de 2011

Índice Pág. 2
Introdução Pág. 3
Definição de Prurido Vulvar Pag. 4
SOBA PERSPECTIVA DA MEDICINA OCIDENTAL…
O que causa o Prurido Vulvar? Pag. 5
Como tratar o Prurido Vulvar? Pag. 7 Medicação Pag. 7
Cuidados a ter Pag. 7
O que esperar no consultório Médico? Pag. 9
SOB A PERSPECTIVA DA MEDICINA CHINESA…
O que causa o Prurido Vulvar? Pag.10
Como distinguir as síndromas pela sintomatologia? Pag.11
Como tratar o PruridoVulvar? Pag.12
Conclusão Pag.14
Bibliografia Pág.15

Introdução

Este trabalho, tem como objectivo, abordar a definição, as causas, a etiopatogenia, a sintomatologia e o tratamento da patologia Prurido Vulvar quer sob a perspectiva da Medicina Ocidental, quer sob a perspectiva da Medicina Chinesa, de modo a obter um melhor conhecimento sobre como abordar esta patologiamuito comum das pessoas do sexo feminino.

Definição
Prurido Vulvar

O nome Prurido Vulvar vem do latim (pruritus vulvae) que significa prurido na área vaginal, prurido esse, muito persistente na vagina e frequentemente na área que a rodeia (vulva).
No geral, esta patologia está relacionada frequentemente com irritações cutâneas. Pode situar-se quer na parte interna dos pequenos lábios,quer ao nível do revestimento cutâneo da vulva.

Revendo a anatomia do órgão sexual feminino…

…a vulva é a parte externa do órgão genital feminino, que inclui os grandes e os pequenos lábios (lábia majora e lábia minora), o clitóris, a abertura vaginal e a abertura uretral. A parte externa da vulva é denominada vestíbulo da vagina que inclui os dois orifícios (urinário e genital).
A vulvaestá exposta a alergias e a Inflamações exteriores da vagina (deixando filtrar o pus através da vulva). Esta é um receptor muito particular. Os pequenos lábios e o vestíbulo são receptores aos estrogénios, o clitóris é receptor à hormona masculina e os grandes lábios são receptores aos estrogéneos e androgéneos.

O Que Causa o Prurido Vulvar?

Sob a perspectiva da MEDICINA OCIDENTAL …

Aoabordarmos as causas do prurido vulvar, temos de distinguir se é prurido externo ou prurido interno.
Quanto às causas de prurido externo, este constitui 95% dos casos por causa exterior de irritação ou por alergia (irritantes químicos ou medicamentos) que provocam vaginite irritativa, tendo como exemplos de irritantes químicos: sabonetes, amaciadores de roupa, lycra, detergentes, verniz dasunhas, camisinhas etc. No que diz respeito aos medicamentos que também provocam prurido como efeito colateral, são eles: Rondomycin, Methacycline, Penicilina procaína, Cilicaine, Flucloxacilina, etc…

Quanto às causas de prurido interno, este quase sempre é causado por Vulvovaginite (Cândida Albicans), ou por excesso dos Bacilos de Doderlein (bacilos normais da vagina, que se alimentam deglicogénio, produzidos pelas células vaginais estimuladas pelas hormonas femininas. Esses bacilos são importantes, pois produzem ácido láctico, o que mantém a pH da vagina ácido para evitar a proliferação de outras bactérias causadoras de doenças), o qual dá os mesmos sintomas da cândida, mas o tratamento é diferente.

Para além desta causa, o prurido interno também pode ser causado por vaginite emconjunto com o uso de antibióticos, ou por levedura, ou por secreção causada por outras infecções vaginais (vaginite por Trichomonas ou por Hemophilus vaginalis).
Pode também ser causado por Vaginite atrófica (como resultado da diminuição dos níveis dos estrógeneos na menopausa ou por alteração das  hormonas na gravidez, do parto e da amamentação.

Outra causa é por Enterobíase (um tipo de vermes...
tracking img