Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
9 – Quais são os principais componentes de um neurônio? Identifique o axônio e o dendrito identifique seus papeis na comunicação neuronal. Descreva de que forma os neurônios transmitem informações doreceptores sensoriais para o cérebro.

R = Os principais componentes de um neurônio são: Dendritos, corpo celular, núcleo, Bainha de mielina, axônio, célula de schann, nódulo de ranvier.Axônio - Atuam como condutores dos impulsos nervosos e só possuem ramificações na extremidade.

Dendritos - São prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores deestímulos.

Quando o potencial do receptor atinge um valor acime do limiar de disparo para a fibra nervosa correspondente a esse receptor, tem início o aparecimento de potencial de ação.

Estes potenciaisde ações são enviados ao cérebro, aonde atuaram em regiões específicas, determinando o envio de respostas ao estímulo.

Os neurônios receptores decodificam a intensidade do estimulo através dafrequência com que os potenciais de ações são gerados. Assim, estímulos muito fortes evocam grandes potenciais de receptor, que, quando atinge o limiar de excitação geram potenciais de ação com frequênciamuito grande.

Além disso, a intensidade do estimulo também pode ser decodificada segundo o tamanho da população de receptores para o dado estímulo. Sendo assim, estímulos muito fortes acionamgrande números de neurônios receptores.


10 – Faça a distinção entre o potencial de repouso e potencial de ação e identifique que mudança ocorre no neurônio durante o potencial de ação.Potencial de Repouso - Ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação, potenciais sinápticos ou outra qualquer alteração ativa do potencial de membrana. Na maioria das células opotencial de repouso tem um valor negativo, o que por convenção significa que existe um excesso de carga negativa no interior da membrana comparado como exterior.

Potencial de Ação - Ocorre...
tracking img