Sistema nervosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01) (UFRR/2008) “O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a “píula-do-amor”, possui uma substância chamada MDMA - metilenodioximetanfetamina- que atua sobre três neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido é a serotonina, que controla as emoções e também regula o domínio sensorial, o domínio motor e a capacidade associativado cérebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas células nervosas do cérebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porém, a serotonina também é reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usuários.”
Adaptado: Superinteressante, set./2000.
Em relação aos neurotransmissores, analise asafirmativas abaixo:
I. Os neurotransmissores são transportados através dos neurônios e liberados na fenda sináptica onde dão origem ao impulso nervoso da célula.
II. Nos neurônios o impulso nervoso tem sentido unilateral e invariável - dendrito > corpo celular > axônio - não ocorrendo nunca em sentido contrário.
III. Os neurotransmissores são transportados pela corrente sanguínea e atuam emórgãos específicos, denominados órgãos-alvo.
Marque a opção que julgar verdadeira:
a) I está correta.
b) I e III estão corretas.
c) III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.

02) (FATEC) O gráfico a seguir mostra a variação do potencial da membrana do neurônio quando estimulado.
[pic]
O potencial de ação para um determinado neurônio:
a) varia de acordo coma intensidade do estímulo, isto é, para intensidades pequenas temos potenciais pequenos e para maiores, potenciais maiores.
b) é sempre o mesmo, porém a intensidade do estímulo não pode ir além de determinado valor, pois o neurônio obedece à 'lei do tudo ou nada'.
c) varia de acordo com a 'lei do tudo ou nada'.
d) aumenta ou diminui na razão inversa da intensidade do estímulo.
e) é sempre omesmo, qualquer que seja o estímulo, porque o neurônio obedece à 'lei do tudo ou nada'.

03) (UNIFAL-JULHO/2009) Em relação às características típicas de alguns tecidos animais, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Nos tecidos epiteliais, há pouco material intercelular, não há vasos sanguíneos e suas células recebem oxigênio e nutrientes por difusão, a partir de tecidos conjuntivos próximos.
b)Nos tecidos conjuntivos, que unem e sustentam outros tecidos, ocorrem tipos celulares diversos, sendo que alguns deles produzem e secretam material, formando uma matriz intercelular abundante.
c) As células do tecido muscular são alongadas e dotadas de filamentos citoplasmáticos, constituídos principalmente por actina e miosina, organizados de maneira a poder deslizar uns sobre os outros.
d) Ascélulas da glia do tecido nervoso são especializadas na transmissão de informações entre células distantes do corpo, contribuindo para o funcionamento harmônico do organismo.

04) (CESGRANRIO) Observando o esquema anterior, que representa um neurônio em repouso, podemos afirmar que, nestas condições:
[pic]
a) se a membrana do neurônio for atingida por um estímulo, as quantidades de íons Na+ e K+dentro e fora da membrana se igualam.
b) devido à diferença de cargas entre as faces externa e interna, o neurônio está polarizado.
c) a ocorrência do impulso nervoso depende de estímulos de natureza elétrica.
d) a quantidade de íons K+ é menor na parte interna do neurônio devido à sua saída por osmose.
e) as concentrações dos íons Na+ e K+ se fazem sem gasto de energia, sendo exemplo detransporte ativo.

05) (UNIMONTES/2009) Os axônios são prolongamentos maiores cuja função é transmitir impulsos nervosos do corpo celular para outras células, permitindo, desse modo, a ligação entre células. Essa passagem da informação de um neurônio para outra célula é feita através das sinapses. A figura abaixo ilustra esse processo. Analise-a.
[pic]
Considerando a figura e o assunto...
tracking img