Sistema muscular,locomotor,e esqueleto humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Se Dá a Formação da Urina?
Após as reações do metabolismo as células do nosso organismo precisam eliminar as excretas que produziram. A urina é composta basicamente de resíduos orgânicos:uréia, creatinina, amônia, ácido úrico e outros.
Formação da Urina

O sangue chega aos rins pela artéria renal e sai dos mesmos pelas veias renais, que despejam o sangue, já filtrado, na veia cava; aurina formada segue para os ureteres. A arteríola aferente é um ramo da artéria renal e numa região envolvida pela cápsula de Bowman ela enovela-se formando o glomérulo. Quando o sangue passa peloglomérulo uma parte do plasma extravasa através da cápsula de Bowman; é o processo de filtração. O filtrado glomerular possui tantas substâncias úteis ao organismo, como glicose, água, sais minerais,aminoácidos e vitaminas, quanto excretas inúteis ao organismo. As substâncias úteis precisam ser reabsorvidas, ou seja, passar dos túbulos do néfron para os capilares que os envolvem por meio de mecanismosespeciais que as células dos túbulos possuem; é o processo de reabsorção. Ao longo do trajeto pelos túbulos do néfron também ocorre a passagem de algumas substâncias dos capilares para os túbulos; é oprocesso de secreção. Desta maneira pode-se dizer que dá formação da urina fazem parte os processos de filtração, reabsorção e secreção de substâncias, e desses processos resta nos túbulos do néfron asexcretas (principalmente uréia) e o excesso de sais minerais e água.
A urina segue para o túbulo coletor e deste sai dos rins através dos ureteres e é armazenada na bexiga urinária onde é eliminadapara o meio exterior através da uretra.
O enchimento da bexiga é detectado pelos receptores de estiramento da bexiga. A excitação desses receptores desencadeia contração reflexa do músculo liso, ecada contração ocasiona outra contração porque os receptores de estiramento são intensamente excitados cada vez que a bexiga contrai mas não esvazia.
Já a quantidade e composição da urina...
tracking img