Comunismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O comunismo e o combate de idéias
Por trás do conflito político entre as duas superpotências, encontrava-se uma disputa ideológica. Nela, os Estados Unidos representavam o pensamento políticodemocrático-liberal e o sistema econômico capitalista. A hoje extinta União Soviética representava o comunismo, ou o socialismo científico, ou ainda o marxismo-leninismo - uma filosofia em que política eeconomia estão intimamente ligados.

Trata-se de um sistema político-econômico-social cujas bases foram formuladas pelos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels, a partir da crítica a outraspropostas socialistas anteriores a eles. O sistema de Marx e Engels foi introduzido na Rússia, em 1917, sob a liderança de Vladimir Lênin, no bojo de uma revolução anti-absolutista. Até então, o país eragovernado pela dinastia Romanov, num sistema em que o monarca tinha formalmente o poder absoluto.

Desde que o homem começou a filosofar e a refletir sobre sua organização social, diversosfilósofos formularam ideais de sociedades perfeitas, onde todas as pessoas pudessem conviver em paz e harmonicamente, tendo todas as suas necessidades existenciais supridas.

Em um livro célebre do século16, o inglês Thomas More imaginou uma sociedade assim, a que chamou de Utopia (literalmente, um lugar que não existe). Essa obra inspirou diversos outros pensadores, que também formularam idéias quepermitissem criar sociedades utópicas, porém reais, em lugares existentes e determinados, aqui na terra.

No século 19, diante das difíceis condições de vida do operariado na sociedade recém modeladapela Revolução industrial, os pensadores e os políticos passaram a fazer a crítica do capitalismo, sistema econômico cujas origens remontam ao fim da Idade Média, em que os comerciantes dos burgos(burgueses) e depois os industriais tornaram-se as elites econômicas e, por conseguinte, ganharam poder político.

"A propriedade é um crime" - Pierre-Joseph Proudhon
Apesar de terem existido...
tracking img