Sistema monetario oferta e demanda da moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás.
Engenharia Civil – Campus Aparecida
Disciplina: Economia
Professor: Luis Claudio






SISTEMA MONETARIO
Oferta e Demanda da Moeda






Discentes:
Bárbara Pereira da Silva
Hebert Oliveira
Jéssica Rodrigues Nunes Pinheiro
Marcus Vinícius Cabral Mesquita
Thiago Nascimento






Aparecida de Goiânia
2013

Introdução

As diferentesmercadorias e serviços exprimem seu valor em uma unidade comum: a moeda. Neste texto tentaremos explicar o que é a moeda, como é determinada a sua oferta, quais seus instrumentos de controle e os motivos que justificam sua demanda.



Moeda: conceito e funções

A moeda é um objeto que desempenha três funções:

I. Meio de trocas;

II. Unidade de conta;

III. Reserva de valor.



Moeda como meiode troca

O surgimento da moeda decorre do progresso econômico, com a especialização dos indivíduos em produções isoladas que não são capazes de produzir por completo tudo aquilo de que precisam, havendo a necessidade cada vez maior de se realizar trocas com outros produtores. As trocas podem ser feitas de forma direta ou indireta:

Na forma direta um produtor troca o que ele produz com outroprodutor que produz um produto diferente, o que trazia muitos problemas tais como o excesso de tempo gasto durante o escambo, a necessidade de uma dupla coincidência de desejos entre o produtor A e o produtor B entre outros.

Na forma direta escolhe-se uma mercadoria de aceitação geral (a moeda) que passa a ser utilizada para liquidar as transações realizadas. Com isso é eliminada a necessidade dedupla coincidência de desejos.



Moeda como unidade de conta

Em um sistema de trocas diretas, é estipulado o preço de uma mercadoria em relação a outras mercadorias, ou seja, se existem n mercadorias, cada uma delas tem n-1 expressões de valor. Já em um sistema de trocas indiretas as mercadorias tem seus valores expressos em relação a moeda, que é uma mercadoria de aceitação geral.



Moedacomo reserva de valor



A moeda como funcionar como reserva de valor, ou seja, o indivíduo que vende sua mercadoria não precisa imediatamente adquirir outra mercadoria, mas pode esperar o momento certo para gastar o seu poder de compra (a moeda) de acordo com as suas necessidades.



Formas de moeda

O pré requisito de uma moeda é que sua aceitação seja generalizada. No passado, considerandodiferentes épocas e regiões, as mais diversas mercadorias assumiram funções monetárias: sal, gado, trigo etc. Hoje a moeda evoluiu da forma mercadoria para a forma papel/escritural.

Os principais atributos que a mercadoria monetária deve possuir são: baixos custos de transação e estocagem, e estabilidade de seu valor, de forma que possa desempenhar suas funções de unidade de conta e reserva devalor.

A substituição de moedas pelos agentes econômicos é uma característica de contextos com inflação elevada. A moeda perde sua função de reserva de valor uma vez que as pessoas tentam desfazer-se delas rapidamente e, em seguida, deixa de ser unidade de conta com os agentes buscando outro referencial para cotar seu preço.

O único problema do papel enquanto moeda é sua manipulação. Se o governosouber controlar a oferta de moeda.

Paralelamente a essa evolução dos tipos de moeda, assistimos ao desenvolvimento do sistema financeiro, em especial dos bancos comerciais, que trouxe consigo um novo tipo de moeda: a moeda escritural.

O agregado monetário básico é chamado Base monetária (high powered money) . Este agregado inclui o papel-moeda emitido pelo governo em poder publico (PMPP) e ovolume de reservas mantidas pelos bancos comerciais (R)

B = PMPP + R

A base monetária pode ser entendida como o dinheiro com poder de multiplicação.



Agregados Monetários

Os meios de pagamento consistem na totalidade dos haveres possuídos pelo setor não bancário e que podem ser utilizados a qualquer momento, para liquidação de qualquer dívida em moeda nacional.

M = PMPP + DV

Onde M é o...
tracking img