sistema integrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI é um sistema contábil que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro. O SIAFI é um sistema que realiza todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do Governo Federal. O sistema foi desenvolvido peloSERPRO - Serviço Federal de Processamentos de Dados. O SIAFI foi implantado oficialmente no ano de 1987. Até o ano de 1986 o Governo Federal convivia com uma série de problemas de natureza administrativa inviabilizando a correta aplicação dos recursos públicos. Uma das principais vantagens do SIAFI é a descentralização da entrada, consulta, execução orçamentária, financeira e patrimonial da União,isto com a supervisão do Tesouro Nacional. É o instrumento utilizado pelas Unidades Gestoras, para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contábeis automáticos. Desde sua criação, o SIAFI tem alcançado satisfatoriamente seus principais objetivos. Uma das principais vantagens do SIAFI é a descentralização da entrada, consulta, execução orçamentária, financeira epatrimonial da União, isto com a supervisão da Secretaria do Tesouro Nacional.
Hoje o Governo Federal tem uma Conta Única para gerir, de onde todas as saídas de dinheiro ocorrem com o registro de sua aplicação e do servidor público que a efetuou. Trata-se de uma ferramenta poderosa para executar, acompanhar e controlar com eficiência e eficácia a correta utilização dos recursos da União.

Objetivo
OSIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Desde sua criação, o SIAFI tem alcançado satisfatoriamente seus principais objetivos : - prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública;- fornecer meios paraagilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal;- permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da Administração Pública Federal;- padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos,sem implicar rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora;- permitir o registro contábil dos balancetes dos estados e municípios e de suas supervisionadas;- permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas;- integrar e compatibilizar as informações no âmbito do GovernoFederal; -permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos; e- proporcionar a transparência dos gastos do Governo Federal.
Vantagens
O SIAFI representou tão grande avanço para a contabilidade pública da União que hoje é reconhecido no mundo inteiro e recomendado inclusive pelo Fundo Monetário Internacional. Seu desempenho transcendeu as fronteiras brasileiras e despertou aatenção no cenário nacional e internacional. Vários países, além de alguns organismos internacionais, têm enviado delegações à Secretaria do Tesouro Nacional, com o propósito de absorver tecnologia para a implantação de sistemas similares. Veja os ganhos que a implantação do SIAFI trouxe para a Administração Pública Federal:
Contabilidade: o gestor ganha rapidez na informação, qualidade e precisão em seutrabalho; 
Finanças: agilização da programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, por meio da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal na Conta Única no Banco Central;
Orçamento : a execução orçamentária passou a ser realizada dentro do prazo e com transparência, completamente integrada a execução patrimonial e financeira;
Visão clara de...
tracking img