Sistema genital masculino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O órgão genital masculino compreende uma glândula, testículos, que dá origem a espermatozóides: secreção externa e cuja células intersticiais elaboram hormônios: secreções interna; o epidídimo, aparelho coletor e excretor do esperma, anexado aos testículos; as vias espermáticas: ductos deferente, vesícula seminais, ductos ejaculatórios, uretra; glândulas anexas que são as próstata, glândulasbulbouretrais e um órgão copulador o pênis.
Este sistema é par até a uretra. Esta e o pênis são impares: via comum do aparelho urogenital.


• Objeto geral

Oferecer ao leitor um conhecimento sobre o sistema genital masculino e a relação da fisioterapia nesse sistema;


• Objetivo especifico

1. Mostrar os órgãos que fazem parte do sistema genital masculino;
2. Quais são as viasespermáticas;
3. Apresentar as glândulas anexas;
4. As doenças desse sistema;
5. A fisioterapia nesse sistema;
6. O que pode provocar as drogas e anabolizantes;
7. Entrevista sobre o exame de próstata;

2. REFERENCIAL TEÓRICO



Sistema genital masculino


1. Testículo e epidídimo

O testículo é um órgão ovóide, achatado transversalmente, de cor branco-azulado, brilhante e liso. Nele háduas faces, medial e lateral; duas margens superior e inferior. Sua sensibilidade é muito viva e característica.
O epidídimo está aplicado á margem posterior do testículo. Neste se descrevem: uma cabeça arredondada, súpero-medial; um corpo alongado, separado do testículo por dois sulcos (um lateral e um medial); e uma cauda, ínfero-lateral, muito livre, situada na frente da extremidade inferiordo testículo.
O testículo e o epidídimo compreendem um envoltório fibroso também chamado túnica albugínea, um tecido próprio e túbulos seminíferos.

• A túnica albugínea é uma membrana fibrosa e espessa, principalmente na parte pósterio-superior do testículo, onde forma o mediastino do testículo, que contém numerosos vasos e uma rede de dúctulos eferentes, a rede do testículo. Enviam séptulosque dividem o órgão em lóbulos. Este lóbulo são percorridos pelos túbulos seminíferos, que unem o testículo ao epidídimo.

• Tecido próprio compreende células espermatogênicas que dão origem aos espermatozóides e as células intersticiais que produzem a secreção interna da glândula.

• Túbulos seminíferos percorrem o testículo e desembocam no epidídimo pelos dúctulos eferentes do testículo.Estes constituem, no epidídimo, um ducto que vai da cabeça à cauda: ducto do epidídimo, onde se origina o ducto deferente.

O testículo e o epidídimo ficam dentro escroto que é uma bolsa que suporta os testículos, consiste em pele frouxa, fáscia superficial e musculatura lisa. Internamente ele está dividido, por um septo, em dois sacos, cada um contendo um único testículo. A produção e asobrevivência dos espermatozóides é ótima a uma temperatura abaixo da temperatura sanguínea normal. Com o escroto se localiza fora das cavidades coporais, sua temperatura normalmente é um pouco inferior à temperatura do corpo.
O escroto está situado abaixo do pênis e do peritônio, entre as coxas. Esta situação é o resultante de uma descida do testículo na evolução da vida intra-uterina. Os órgãoscompreendem as glândulas genitais e seus ductos excretores. Inicialmente, a glândula genital ocupa a região lombar, já que nasce as expensas da parte interna do mesonefro. A sua frente, o peritônio se levanta e constitui um verdadeiro meso: mesórquio no homem. A principal artéria a ela destinada (artéria gonadal) provém da parte abdominal da aorta e percorre quase transversalmente o peritônio, pregasuspensória gonadal, que sobe da extremidade superior da glândula até o diafragma, e a prega inguinal, ou gubernáculo do testículo, que vai da extremidade inferior da glândula ao futuro anel inguinal profundo.
Os dúctos excretores das glândulas genitais masculina são constituídos pelos ductos deferentes derivados dos ductos mesonéfricos; este ducto descem sob o peritônio lombar, cruzam os vasos...
tracking img