Sistema fotovoltaico integrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA FOTOVOLTAICO INTEGRADO À EDIFICAÇÃO E INTERLIGADO À REDE ELÉTRICA: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Isabel SALAMONI , Ricardo RÜTHER
LabEEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações
Departamento de Engenharia Civil / Universidade Federal de Santa Catarina
P.O. BOX 476 Florianópolis – SC / 88040-900 Brazil
Tel.: +55 48 331 5184, FAX: +55 48 3315191
Email:isamoni@labeee.ufsc.br
ecv1rrr@ecv.ufsc.br

resumo

A crise energética atualmente enfrentada e os impactos ambientais de fontes não renováveis geradoras de energia acarretaram num grande problema enfrentado pela população mundial, pois ambos, população e consumo de energia aumentaram. Um sistema solar fotovoltaico, interligado à rede pública e integrado à edificação é baseado numa fonte renovávele não poluente de energia, o sol. É considerado um grande contribuinte para amenizar os problemas ambientais, causados pela aceleração global do uso da energia elétrica. Além de substituir elementos de revestimento arquitetônico, o sistema pode ser considerado uma alternativa para aumentar a eficiência energética das edificações. Instalado próximo ao ponto de consumo, as perdas por transmissão edistribuição causadas na geração centralizada convencional são eliminadas. A geração fotovoltaica vem sendo cada vez mais inserida no ambiente urbano, não somente para uso residencial, mas também em edificações comerciais e industriais, onde o pico de carga e de geração fotovoltaica são geralmente coincidentes.

abstract

The energy crisis currently faced and the environmental impact ofnot-renewable sources of energy have caused problems to the world’s population, as both, population and energy consumption have increased. The photovoltaic system, linked solar system to the public and integrated net to the construction is based on a renewable and not pollutant source of energy, the sun. It is considered a great contributor to minimize environmental problems, caused by global increaseof electric energy use. Besides replacing external finishings on the building façades, the system can be considered as an option to increase the energy efficiency of buildings. Installed close to the consumption point, transmission and distribution losses are eliminated. Photovoltaic generation has being inserted in the urban environment, not only for residential use, but also in commercial andindustrial buildings, where the peak of load and the photovoltaic generation is generally coincident.

1. introdução

A porcentagem de domicílios supridos com eletricidade vem aumentando gradativamente a cada ano, fazendo com que a demanda energética cresça muito, em curto prazo. Aliado a outras causas, isto gerou a necessidade de racionamentos de energia em todo o país. Representantes dogoverno, concessionárias de energia e analistas estão estudando novas abordagens para o setor elétrico no Brasil.

Mais de 40% da energia elétrica consumida no nosso país é utilizada por edificações residenciais, comerciais e públicas, sendo o setor residencial responsável por 23% do total do consumo nacional e os restantes, responsáveis por 11% e 8% respectivamente (GELLER, 1994). Pode-se esperarque a demanda energética no mundo inteiro irá aumentar em múltiplos do aumento populacional e durante a promoção da modernização (HAMAKAWA, 2002).

A geração de energia elétrica convencional é centralizada e distante do ponto de consumo, isso faz com que o sistema gere perdas na distribuição, aumentando os custos da produção da energia e causando danos às concessionárias e ao meio ambiente.Devido a estes fatores, aumentar a eficiência energética é uma estratégia para solucionar alguns problemas enfrentados pelas concessionárias, pois a eficiência do uso final reduz a taxa de crescimento da demanda de eletricidade, sem diminuir os bens e serviços fornecidos. A ineficiência elétrica e os sistemas de climatização desperdiçam grande quantidade de eletricidade e são uns dos maiores...
tracking img