Sistema financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AMANDA DA SILVA RA: 3588
VALÉRIA OLIVEIRA RA: 3849

GESTÃO FINANCEIRA

ANÁLISE CRISE AMERICANA E SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


SÃO PAULO
2011

Organização e desenvolvimento do Sistema Financeiro Nacional
Introdução
Para o Sistema Financeiro deve ter um crescimento econômico deve ter bons componentes de desenvolvimentos nas Instituições o SNF como:
* Regras, Leis, Normas eCapacidade e Celeridade no cumprimento destes dispositivos.
Através da história e da cultura de uma sociedade podemos fazer a Organização Social determinando a infra-estrutura Institucional.O Desenvolvimento Financeiro também envolve vários componentes como Volume e Liquidez de Ativos e geração de riquezas.

Raízes dos Sistemas Financeiros
Com o aprofundamento e compreensão sobre a dimensãomonetária, o mercado financeiro expandiu e sofisticou-se de instrumentos financeiros de modo que suas atividades tivessem um grau de eficiência nos processos de industrialização, internacionalização e globalização.A medida que evoluía este grau de controle do Estado Nacional sobre o mercado financeiro abordagens eram testadas afim de evoluir o amadurecimento institucional dos Bancos influenciando nacaracterística de suas organizações em particular e do sistema financeiro no geral. Experiências alternadas foram adotas a fim de servir melhor os interesses públicos e favorecer o desenvolvimento da economia nacional. Ao longo do tempo com a evolução estrutural variações importantes como supervisionar a regulamentação consolidou as atividades financeiras como uma concessão publica tendo o Estadocomo definidor das regras jogo. Com isso veio o desfio para realização do espaço mercadológico do sistema financeiro exigindo a parceria compulsória entre as empresa e o Estado. Para alcançar os seus objetivos as instituições devem sempre inovar através da tecnologia de informação, comunicação, e através da regulamentação e supervisão, estes são os pontos essenciais para executarem suas tarefas notempo correto que o mercado de negocio exige.

Sistema Financeiro Nacional
Com a reforma instituída na Lei 4.595 foram criados órgãos executores das orientações e decisões para o funcionamento e gestão do SFN, cada qual na sua esfera de ação.
Em graus de hierarquia segue os subsistemas normativos do SNF:
* CMN - Conselho Monetário Nacional;
* CNSP - Conselho Nacional de Seguros Privados;* CNPC - Conselho Nacional de Previdência Complementar.
Mais tarde integrou-se ao CMN o Ministro do Planejamento, Gestão e Orçamentos, o Presidente do BCB para assegurar a execução das políticas normativas e regulamentadas pelas instituições.
Na execução da política creditícia os papeis do BNDS, do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal foram revistas. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM)vinculada ao Ministério da Fazenda ficou com a responsabilidade de regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de capitais.
A Susep (Superintendência de Seguros Privados), fiscalizar e controlar o mercado de seguros, previdência privada aberta e capitalização e resseguro. A Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), junto com o Ministério da PrevidênciaSocial fiscaliza as entidades fechadas e previdência complementar, e os fundos de pensões.
O SNF esta estruturado e regulamentado por intermédio de leis complementares a fim de modernizar e ter respostas aos desafios no mundo globalizado do mercado financeiro.

Banco Central do Brasil
Com o modelo de organização normativa o Banco Central incentiva o desenvolvimento do sistema financeiro, tendocomo atribuições formulações e gestão da política monetária, como a regulamentação, supervisão e desenvolvimento do SNF, têm a Missão de Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro solido e eficiente. Mas com o alto custo de oportunidades para as instituições financeiras representam os elevados e seguros rendimentos com os títulos públicos dificultando as iniciais...
tracking img