O poder da midia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Poder da Mídia
Não há dúvidas de que a mídia cria e molda comportamentos na sociedade. Quando ouvimos falar que ela representa "o Quarto Poder" em uma nação, é preciso avaliar como isso é verdade e o quanto estamos sujeitos a ela e a todas as suas variáveis. Veja, por exemplo, as notícias e o direcionamento do comportamento dos brasileiros: tudo isso está regido pela Rede Globo, de formadireta (através de tudo o que ela produz), e pelas demais emissoras, rádio, revistas e jornais, de forma indireta, que acompanham e reforçam a informação iniciada no canal regente. Subliminarmente, através das novelas, dos programas, da música que vai ao ar, edifica-se, quase que instantaneamente, a determinação do que será consumido em larga escala em nosso país.

O volume financeiro desse grandeimpério catalisa é incalculável. O volume social idem: milhões de pessoas assistem a algo na TV e, no dia seguinte, saem para viver a fantasia do que assistiram. Aderem à moda, ao vocabulário, à identificação, projetam os personagens e, principalmente, COMPRAM.

Outros canais da mídia menos potentes, mas também atuantes, caminham junto, como um comboio, amplificando esse efeito da Globo, porexemplo, e ampliando ainda mais a fogueira de consumo. O "O Quarto Poder" deveria ser chamado "O Primeiro", pois atua no inconsciente de toda uma nação. Levanta e derruba instituições. Enaltece ou confina à clandestinidade quem ela desejar."

Antigamente, quando assistia aos programas de televisão, acreditava em 100% de tudo o que via. Tudo parecia tão mágico: pessoas bonitas, roupas sempre limpas enovas, cores deslumbrantes, movimentos perfeitos, cenas de sonhos, sem imperfeições. Os artistas tinham uma aura de semideuses.

Na verdade, tudo o que vemos é preparado!

As pessoas são todas maquiadas antes de entrar em cena. O figurino é escolhido, visando combinar cores e ambientes. As cenas são repetidas diversas vezes e, por fim, editadas, montando cada movimento, de forma a parecer semfalhas. As cenas são de um mundo irreal em nosso país, tanto financeiro como na ostentação (visam apenas projeção e identificação); e os artistas não são semideuses, mas sim "eleitos momentâneos". Seu destino a longo prazo, em 90% dos casos, é o anonimato.

Atualmente, após anos de observação e leitura específica, ficou fácil perceber, nitidamente, cada passo dado em algum programa televisivo eo motivo pelo qual ele foi colocado ali. Nem se preocupam em disfarçar mais. E vocês não tenham dúvidas: é tudo preparado sim, principalmente para o seu consumo!

Veja o Big Brother, por exemplo: o que tem a ver um CD das músicas do BBB para ser vendido? No entanto, ele é lançado e vendido, com propaganda diária. É bom deixar claro que propaganda de um CD na Rede Globo, por exemplo, em programasde grande audiência, representam, para as gravadoras, mais ou menos 250.000 cópias de vendas no dia seguinte, nas lojas de discos de todo o país, que, por força da moda e para não perderem seus clientes, acabam disputando a compra. Parece um bom negócio? As gravadoras também acham, por isso colocam um conjunto fraquíssimo (aos olhos de todos) como se fosse a sensação do momento, evidentementepagando para um Domingão do Faustão, por exemplo, uma quantia generosa para o CD deles ser mostrado na TV e para cantarem, durante 3 ou 4 minutos, no programa. Fazem isso no Gugu também, no mesmo final de semana, e pronto... as vendas na 2a. feira disparam! As pessoas acreditam no que vêem. O poder da mídia agindo. Ninguém quer ficar por fora da moda. Nem se questionam se estão sendo arrastadas nacorrenteza. Você não consome música que gosta, mas sim música que lhe forçam a ouvir.

O terrível é que isso acontece com praticamente TUDO na TV. Dos programas de elite aos mais populares. CDs, livros, eventos e marcas. A divulgação custa. É o tradicional "jabá". Acontece nas rádios, para tocarem uma determinada música, 50 vezes por dia, como sendo "o último sucesso" ou "solicitação de nossos...
tracking img