O anglicanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A origem da Igreja está na pessoa histórica de Jesus Cristo, o Messias prometido a Israel para as nações. A base fundacional da Igreja está na “pedra” (afirmativa): “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16:16), expressada por Pedro, representando o pensamento coletivo do Colégio Apostólico. Sobre essa “pedra” (afirmativa) Ele edificaria a Sua Igreja: “Pois também eu te digo quetu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” (Mt 16:18). Após a sua vitoriosa ressurreição, Ele soprou sobre os discípulos, dizendo: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20:22). Esse Consolador prometido – Terceira Pessoa da Santíssima Trindade – seria derramado sobre os discípulos atemorizados no Dia do Pentecostes, dando início àIgreja. Cristo é o fundamento, e os Apóstolos os seus instrumentos de expansão, desde Jerusalém até “os confins da terra” (At 1:8). Os Apóstolos conviveram com o Senhor por três anos, foram testemunhas da Ressurreição (Lc 24:48; At 2:32), e receberam a tarefa de dar continuidade à obra do Senhor (Mt 10:5-14; Mt 28:18-20; Lc 9:1-6).



Os Apóstolos se espalharam por diversas regiões, estabeleceramcentros de irradiação do Evangelho em cidades-chaves, as Sés, ou sedes, lugar das cátedras, do ensino: as Catedrais. São Marcos, por exemplo, inicia a Igreja de Alexandria, no Egito, de onde descende hoje a Igreja Copta, e as Igrejas da Etiópia e da Eritréia, no Leste da África. São Tomé evangeliza em Antioquia, e, segundo a tradição, chega à Índia. Dele descende hoje as Igrejas OrtodoxasAntioquinas, Sirianas e Mar Thoma. A primeira fase de expansão foi no Oriente. As Igrejas Orientais são as primeiras, as mais antigas. Não havia uma autoridade central, mas a instituição se baseava na colegialidade dos bispos, metropolitas ou arcebispos (cidades principais) e patriarcas, reunidos em Concílio, os chamados “Concílios da Igreja Indivisa”.



Os discípulos dos Apóstolos foram chamadosde Pais Apostólicos, e os discípulos destes de Pais da Igreja. Muitos foram Mestres e muitos foram Mártires. Essa Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica estabeleceu o Cânon (lista oficial) do Novo Testamento, as doutrinas nucleares, nos Credos Apostólico e Niceno, o reconhecimento dos dois Sacramentos instituídos pelo próprio Cristo: o Batismo e a Eucaristia, os primeiros ritos e oestabelecimento universal do Episcopado como forma de governo eclesiástico, com os Bispos sucedendo os apóstolos, ao lado das ordens dos Presbíteros e dos Diáconos. Os Bispos ou eram missionários pioneiros ou eram superintendentes de uma região (Diocese). Os Presbíteros pastoreavam as comunidades locais (Paróquias), sob a autoridade do Bispo, e auxiliados pelos Diáconos (estes voltados prioritariamente para oserviço).



Diferenças culturais, e de aspectos secundários da doutrina, dividiram os cristãos do Oriente em:

a) Bizantinos (a maioria) sob a liderança espiritual do Patriarca de Constantinopla (hoje Istambul, na Turquia);



b) Os Pré-Efesianos, ou Nestorianos, que chegaram junto até o Concílio de Éfeso (431): Igreja Assíria do Leste, que, em seu apogeu, teve 400 Dioceses;c) Os Pré-Calcedônicos, que não incorporaram as decisões do Concílio de Calcedônia (realizado entre 8 de Outubro e 1 de Novembro de 451): Igrejas Siriana, Armênia, Copta, Etíope, Mar Thoma (da Índia). Algumas outras Igrejas orientais, como a Maronita, a Melquita e a Caldéia, séculos depois, se uniriam à Igreja de Roma, mantendo a sua autonomia, e são denominadas de “Uniatas”.Uma rivalidade maior se estabeleceu entre as Igrejas das duas capitais imperiais: Constantinopla (depois chamada de Bizâncio), capital do Império Romano do Oriente, e Roma, capital do Império Romano do Ocidente, a primeira de cultura grega e a segunda de cultura latina. O Império Romano do Ocidente foi destruído pelos povos ditos “bárbaros” no século V, concorrendo para o fortalecimento da...
tracking img