Sistema especialista para medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema especialista para Medicina
Carla Porto1, Tiago Tonin1, Robison de Paula1.
1

Departamento das Engenharias e da Ciência da Computação – Universidade Regional Integrada (URI) – Santo Ângelo, RS – Brasil

carlinhaporto21@yahoo.com.br,tiagotonin@hotmail.com,robisonps@hotmail. com

Abstract. The aim of this paper is to present tthe reader with a brief demonstration of a systemsspecialist for area medic. São computer models that are able to analyze data helping the physician to diagnose diseases, through questions and answers. Resumo. O objetivo do presente artigo é apresentar ao leitor uma breve demostração de um sistemas especialista para area médica.São modelos de computador que são capazes de analisar dados auxiliando o médico a diagnósticar doenças,atraves de perguntas erespostas.

1. Introdução
Este trabalho foi elaborado para demonstrar o desenvolvimento de um sistema especialista para área médica com a estratégia de agilizar o atendimento ao paciente diagnosticando possíveis doenças. Este sistema especialista contém regras que formulam perguntas com respostas. As perguntas do sistema especialista foram baseadas através de pesquisas na internet e as respostasobtidas através do paciente.

2. Domínio
A clínica médica que é formada por médicos e colaboradores é responsável em atender o paciente com agilidade, colaborando para a sua recuperação diagnosticando seu problema, ou seja, sua doença, e assim procurar a melhor forma de tratá-lo.

3. Problema
Nenhuma pessoa quando está doente quer esperar tantos dias por um diagnostico do seu problema ou acausa de sua doença, a proposta do sistema especialista é resolver essa questão, oferecendo uma resposta (diagnóstico) de imediato ao paciente e auxiliando o médico a tratar com mais precisão qualidade e agilidade a doença em que o paciente se encontra.

4. Objetivos


Agilidade no atendimento e aprendizado: O paciente entra em contato com a clínica informando seu problema, o medico ou oenfermeiro através do sistema especialista fará as perguntas, o paciente após saber as informações que o sistema solicita, imediatamente deverá apresentar sua resposta. Após isso o sistema especialista fará uma

analise dos dados e informará o resultado e com isso o colaborador imediatamente deverá passar essa informação ao paciente. Se a utilização do sistema especialista for usada por algummedico que esteja com duvidas ou que está há pouco tempo na clinica, o sistema especialista dará a ele experiência de uso.


Conhecimento dentro da clinica cada vez que os colabores adquirirem conhecimentos novos, novas opções, informarão a pessoa responsável por popular o sistema especialista para que ele possa inserir os dados novos. Com isso, o conhecimento não sai da clinica junto com ocolaborador, ele é armazenado no sistema especialista, para todos os que possuem acesso possam aprender junto com estas informações.



Aumento da qualidade na assistência ao paciente com o sistema especialista como assistente do médico, o paciente nem sempre irá precisar aguardar tantos dias por certo exame, no mesmo momento da ida do paciente a clinica ele poderá já descobrir que tipo de problematem e com isso o médico poderá trata-lo rapidamente.



Conclusão rápida no diagnóstico. Através do sistema especialista podemos diagnosticar o paciente através de sintomas do dia a dia vindo da experiência do médico e com isso podendo dispensar o uso de exames laboratoriais sempre.

5. Metodologia
Para o desenvolvimento do sistema utilizou-se o sistema Expert SINTA, e o mesmo utilizaregras de produção que contemplam dois valores lógicos o “ou” e o “e”. Normalmente as regras e quadros não definem relações causa-efeito, mas apenas "receitas" de decisão, muito usadas no dia-a-dia do médico. O mecanismo de inferência testa se as regras são verdadeiras para cada caso, e pode combinar várias regras até chegar a uma decisão com alto grau de probabilidade. Abaixo é mostrado o exemplo...
tracking img