Abordagem centrada na pessoa

Páginas: 6 (1390 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Novembro de 2012
Abordagem Centrada na Pessoa

Psicólogo americano, Carl Rogers foi pioneiro no desenvolvimento de métodos científicos que tinham como objetivo o estudo da mudança nos processos psicoterapêuticos, vindo a criar e a desenvolver um modelo de intervenção que designou inicialmente por Terapia Centrada no Cliente.
A Abordagem Centrada naPessoa foi uma expressão utilizada por Carl Rogers para referir uma forma específica de entrar em relação com Outro, estando implícito um modo positivo de conceitualizar a pessoa humana. Esta expressão representa uma evolução no pensamento de Carl Rogers e no quadro teórico por ele desenvolvido, que foi formalizada na publicação do seu livro Sobre o Poder Pessoal (em inglês, On Personal Power,1977), onde explicita a aplicação do seu quadro conceptual aos mais diversos campos (Gobbi et al., 1998: 13).
Na sua evolução, as idéias do autor passam do campo exclusivo da Psicoterapia para serem aplicadas em áreas como os Grupos, as Organizações e a Educação. Ao longo da sua vida Rogers foi clarificando as suas idéias e daí as mudanças de nomenclatura por si operadas fossem consideradas comoatualizações do seu modelo teórico (Ibidem).
Progressivamente a filosofia de base humanista, a que está subjacente o quadro conceptual da Abordagem Centrada na Pessoa, foi encontrando eco em pessoas de horizontes profissionais diversos, nomeadamente no domínio da Educação, acabando por se constituir um Movimento que é conhecido atualmente como Abordagem Centrada na Pessoa. Este pode ser definidocomo integrando três pressupostos de base:
1. Uma concepção do homem alicerçada nos princípios da corrente humanista da Psicologia.
2. Uma abordagem fenomenológica que privilegia a experiência subjetiva da pessoa, implicando que o conhecimento que se tem do outro surge a partir da compreensão do seu quadro de referências.
3. Uma forma de entrar em relação que se constitui como um encontro entrepessoas.
Relativamente ao primeiro pressuposto salientamos a expressão de Rogers que afirmou que a Abordagem Centrada tem como principal premissa "uma visão do homem como sendo, em essência, um organismo digno de confiança" (1989:16). Por outro lado, dois conceitos foram desenvolvidos por Rogers, e que são considerados como fundamentais para a compreensão do seu modelo e que são: TendênciaAtualizante e a Não Diretividade.

Tendência Atualizante
A noção de Tendência Atualizante é para Rogers o postulado fundamental da Abordagem Centrada na Pessoa, à medida que conduz não só à satisfação das necessidades básicas do organismo, como também às mais complexas. A Tendência Atualizante permite, por um lado, a confirmação do Self e, por outro, a preservação do organismo, facultando assim, aconsonância entre a experiência vivida e a sua simbolização.
Segundo o autor, sempre que esta consonância não se verifique, a pessoa entra em estado de incongruência, ou seja, gera-se um desequilíbrio entre a experiência real e a simbólica, o que se traduz num comportamento desajustado, conduzindo a estados de ansiedade, angústia e depressão, os quais, por sua vez, afetam a personalidade e o seurespectivo desenvolvimento.
Rogers definiu o conceito de Tendência Atualizante através da seguinte preposição:
Todo o organismo é movido por uma tendência inerente a desenvolver todas as suas potencialidades e a desenvolvê-las de maneira a favorecer sua conservação e enriquecimento. (...) A tendência atualizante não visa somente (...) a manutenção das condições elementares de subsistência comoas necessidades de ar, alimentação, etc. Ela preside, igualmente, atividades mais complexas e mais evoluídas tais como a diferenciação crescente dos órgãos e funções; a revalorização do ser por meio de aprendizagens de ordem intelectual, social, prática... (Rogers & Kinget, 1977, citado por Gobbi et al., 1998: 144).

Não Diretividade
O método psicoterapêutico desenvolvido por Rogers ficou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem Centrada na Pessoa
  • ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA
  • Psicologia: abordagem centrada na pessoa.
  • Abordagem Centrada na Pessoa
  • Abordagem centrada na pessoa
  • Abordagem centrada na pessoa
  • Abordagem Centrada na Pessoa
  • abordagem centrada na pessoa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!