Sistema erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO:

A cada dia, mais e mais empresas vêm descobrindo a importância e a necessidade da utilização da tecnologia em seus negócios.
Desde o inicio da chamada globalização, fala-se no aumento da competitividade entre as empresas. E estas, por sua vez, começaram a perceber que, para estarem a altura de seus concorrentes, e mais do que isso, aptos a satisfazer a necessidade dos seusclientes, precisavam investir em tecnologia. Não apenas na tecnologia dos seus produtos, mas também na tecnologia da informação.
Até então, os sistemas utilizados pelas empresas eram departamentais, ou seja, cada departamento, possuía um sistema, que, não se comunicava com os demais. Isso tornava os processos mais lentos, uma vez que, dada a necessidade da informação, os mesmos dados deveriam serdigitados nos mais variados sistemas da empresa.Percebeu-se então que, para que as empresas pudessem competir entre si, precisariam agilizar seus processos, eliminando o re-trabalho de digitação dos dados, e a integração da informação.Este novo sistema foi denominado de Sistema de Gestão Integrada ou ERP (Enterprise Resource Planning).
ZWICKER e SOUZA (2003)[1] descrevem o surgimento dos sistemas degestão integrada:
Os anos 90 assistiram ao surgimento e a um expressivo crescimento dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) no mercado de soluções corporativas de informática. Entre as explicações para esse fenômeno, estão as pressões competitivas sofridas pelas empresas, que as obrigaram a buscar alternativas para a redução de custos e diferenciação de produtos e serviços. Em funçãodesse contexto, as empresas foram forçadas a rever seus processos e sua maneira de trabalhar. As empresas reconheceram a necessidade de coordenar melhor suas atividades dentro de sua cadeia de valor para eliminar desperdícios de recursos, reduzindo o custo e melhorando o tempo de resposta às mudanças das necessidades do mercado.

2. Características dos sistemas ERP
Segundo ZWICKER e SOUZA (2003:65)os sistemas ERP são adquiridos em forma de pacotes comerciais a fim de dar suporte a maioria das operações de uma empresa industrial, embora atualmente tenha ampliado sua abrangência, ao passar a atender a empresas das áreas comercial, distribuição, financeira, dentre outras. Além disso, possuem características que permitem distingui-los de sistemas desenvolvidos internamente nas empresas e deoutros tipos de pacotes comerciais. Dentre estas características, ZWICKER e SOUZA (2003:65) citam:
a)São pacotes comerciais de software;
b)Incorporam modelos de processos de negócios (as chamadas best practices);
c)São sistemas de informação integrados e utilizam um banco de dados corporativo;
d)Possuem grande abrangência funcional;
e)Requerem procedimentos de ajuste para que possam serutilizados em determinada empresa.
Tais sistemas requerem procedimentos de ajuste porque não são desenvolvidos para um cliente específico. Eles procuram atender a requisitos genéricos do maior número possível de empresas. Geralmente são divididos em módulos, que atendem a um ou mais departamentos da empresa.
HABERKORN (2003:74), cita que a "integração entre os módulos é obtida através do aproveitamentototal dos dados de entrada, onde estas informações são compartilhadas entre os módulos correspondentes dentro do sistema", e que, "este compartilhamento de informações é a chave para o sucesso administrativo, uma vez que o ERP proporciona a atualização dos dados em tempo real (on-line) e de forma íntegra, formando assim a base do conhecimento da empresa com uma excelente qualidade".

Ossistemas ERP não é apenas para integrar os vários organismos de uma empresa. O ERP precisa ter algumas características fundamentais para ser considerando um sistema são elas: Flexibilidade, pois um sistema ERP precisa responder às constantes mudanças das empresas. Modularidade: Com o sistema é possível suportar várias plataformas múltiplas de hardware. Compreensivo: O sistema está apto a suportar...
tracking img