Sistema endocrino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno(a): ___________________________________________N°_____Série: 3º ano Professora: Juliana Fabris Disciplina: Biologia Data:

EXERCÍCIOS SISTEMA NERVOSO ENDÓCRINO
1. (CESGRANRIO) Observando o esquema anterior, que representa um neurônio em repouso, podemos afirmar que, nestas condições: os neurônios levam informações da periferia para o SNC e vice-versa. Para exercerem essas atividades, osneurônios apresentam certas características, que não estão bem definidas em: a) As informações entre neurônios se dão por sinapses. b) O impulso nervoso sempre é conduzido do corpo celular para o axônio, para passagem de informações entre neurônios. c) Os mediadores químicos estão sempre armazenados no corpo celular dos neurônios. d) A bainha de mielina torna a condução do impulso nervoso maisrápida nos neurônios. 4. (UFJF/2004) Alguns anestésicos locais agem impedindo a despolarização da membrana plasmática dos neurônios. A sensação de dor é, então, eliminada em função da: a) modificação da fenda sináptica. b) ruptura da bainha de mielina dos neurônios. c) diminuição do número de sinapses. d) inibição da secreção do neurotransmissor. e) inversão no sentido do impulso nervoso. 5. (UFSM)Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos....... Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos .........para os..............quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas: a) dendritos — neurônios — axônios b) axônios — dendritos — neurônios c) neurônios — dendritos —axônios d) axônios — neurônios — dendritos e) neurônios — axônios — dendritos 6. (PUC-MG/2007) Observe o esquema da célula nervosa representada. Assinale a afirmativa incorreta.

a) se a membrana do neurônio for atingida por um estímulo, as quantidades de íons Na + e K+ dentro e fora da membrana se igualam. b) devido à diferença de cargas entre as faces externa e interna, o neurônio está polarizado.c) a ocorrência do impulso nervoso depende de estímulos de natureza elétrica. d) a quantidade de íons K+ é menor na parte interna do neurônio devido à sua saída por osmose. e) as concentrações dos íons Na+ e K+ se fazem sem gasto de energia, sendo exemplo de transporte ativo. 2. (CEFET-MG) O mecanismo de recepção e transmissão de estímulo nervoso se dá através de fibras nervosas mielínicas ouamielínicas, onde a rapidez de propagação difere entre elas. O fato de as fibras mielínicas propagarem o impulso nervoso mais rapidamente que as amielínicas, pode ser explicado pelas seguintes ocorrências: I. despolarização da fibra nervosa no nódulo de Ranvier; II. propagação saltatória dos impulsos na fibra nervosa; III. propagação contínua dos impulsos ao longo da fibra nervosa; IV . inversão decargas iônicas na fibra nervosa, quando em repouso. As afirmativas incorretas são apenas: a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) III e IV 3. (UFOP/2005) As várias atividades do organismo dependem do perfeito funcionamento do sistema nervoso:

a) Nas partes 1 e 4, podem ocorrer sinapses químicas, dependentes de moléculas neurotransmissoras como a acetilcolina. b) Moléculas produzidas em 2podem ser transportadas até 4 através do citoesqueleto. c) Em 3, observa-se um envoltório membranoso chamado de bainha de mielina, presente apenas em axônios dos neurônios do sistema nervoso central. d) A parte 5 é responsável pela condução do impulso nervoso, que é unidirecional e dependente dos íons sódio e potássio. 7. (UFSC 2010) O meio ambiente pode influenciar o funcionamento do nossoorganismo de várias formas, desde a alteração de funções fisiológicas, das quais geralmente não nos damos conta, até alterações na nossa percepção sensorial e estado de ânimo. Por exemplo, nas grandes festas musicais que se estendem madrugada adentro, conhecidas como “raves”, o consumo de álcool e bebidas estimulantes, como os “energéticos”, chega a níveis alarmantes. No contexto da ideia de...
tracking img