Sistema digestivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O TEU SISTEMA DIGESTIVO

O teu corpo precisa de alimentos para ter energia, para crescer e para se reconstituir. Sem alimentos deixaria rapidamente de trabalhar. Antes de poderem cumprir a sua missão, os alimentos têm que ser decompostos, para que o sangue os possa transportar para todas as células do teu corpo. Assim que dás uma dentada os alimentos iniciam uma viagem fabulosa por uma cadeiade órgãos e canais que há dentro de ti. Este é o teu sistema digestivo.


ENGOLIR

Quando engoles, os alimentos são empurrados através do esófago até ao estômago. Engolir é uma acção reflexa que se dá quando a comida toca a parte de trás da tua garganta. Os teus músculos contraem-se automaticamente e empurram os alimentos através do teu esófago. A esta acção muscular dá-se o nome de movimentosperistálticos.


ESÓFAGO

O esófago é o tubo que leva os alimentos da tua boca para o teu estômago. Os alimentos não vão simplesmente pelo teu esófago abaixo. São empurrados por músculos muito fortes que se encontram nas paredes do esófago e que produzem os chamados movimentos peristálticos.


ESTÔMAGO

O teu estômago mói a comida e transforma-a num puré cremoso a que se chama quimo. Àmedida que isto acontece, as glândulas gástricas, existentes no revestimento do estômago, produzem suco gástrico para ajudar a dissolver e digerir os alimentos. O suco contém enzimas e um químico muito forte, chamados ácido clorídrico. Este ácido também mata muitos dos micróbios que engoles juntamente com os alimentos.
UIMO

O quimo é constituído por alimentos semi-digeridos dentro do teuestômago.
Quando os alimentos chegam ao teu estômago são misturados com o suco gástrico e moídos. Forma-se então uma massa cremosa, a que se chama quimo.



PAREDE DO ESTÔMAGO

A parede do teu estômago é feita de várias camadas de músculos lisos, que se contraem e relaxam para moerem os alimentos. Estes músculos permitem que o teu estômago dilate quando tu comes e encolha quando está vazio. OFÍGADO

O teu fígado faz muitas coisas importantes. Segrega a bílis, que ajuda o teu corpo a digerir gorduras. Armazena alguns dos nutrientes dos alimentos digeridos, e altera outros para os tornar mais úteis. Também filtra as toxinas que existem no teu sangue. Não admira que seja o maior órgão do teu corpo!

INTESTINO DELGADO

O teu intestino delgado é uma longa corda enrolada que vai doestômago até ao intestino grosso. Aqui os alimentos são misturados com a bílis produzida pelo teu fígado com sucos digestivos libertados pelo pâncreas e pelas paredes do intestino. Os alimentos digeridos passam através das paredes do intestino delgado para o sangue, que depois os transporta para o resto do teu corpo.


PÂNCREAS

O teu pâncreas lança suco pancreático para o intestino delgado,a fim de o ajudar a decompor os alimentos. Estes sucos também protegem os teus intestinos, porque neutralizam os ácidos que vêm do estômago. Também produz substâncias como a insulina, uma hormona importante, que te ajuda a manter no sangue um nível saudável de açúcar.

SANGUE

O sangue é um líquido vermelho que circula em todo o teu corpo, através de tubos chamados vasos sanguíneos. O sanguetransporta oxigénio e alimentos a todas as células e remove toxinas.


TUDO SOBRE O TEU SANGUE

O teu sangue está constantemente a circular por todo o teu corpo. É constituído por diferentes tipos de células, que flutuam num líquido aguado chamado plasma. O teu sangue desempenha uma função vital: transporta oxigénio e nutrientes para todas as células do teu corpo. Também recolhe toxinas paraserem eliminadas, e ajuda o teu corpo a combater micróbios e doenças.


NUTRIENTES

Os nutrientes são químicos úteis que se encontram nos alimentos e que o teu corpo usa para obter energia, para se reconstituir e para crescer. Para te manteres saudável o teu corpo precisa de nutrientes de seis grupos de alimentos - hidratos de carbono, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais....
tracking img