Sistema de pagamento brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quais as vantagens do sistema de pagamentos brasileiro desenvolvido pelo Banco Central? Explicar por que o sistema foi desenvolvido e quais as tendências de melhoria em comparação com os sistemasde outros países.

R. As principais vantagens foi a possibilidade de transferência imediata de dinheiro, da conta um cliente em um banco para outro cliente em outro banco no mesmo dia; Agilidade: osrecursos ficam disponíveis no dia da transferência;
Segurança e confiabilidade: redução do risco de crédito nos pagamentos, que são irreversíveis (não podem ser sustados ou devolvidos por falta defundos, como pode ocorrer com cheques); Alto grau de automação e eficiência, com crescente utilização de meios eletrônicos para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em substituição aosinstrumentos baseados em papel.
O sistema foi desenvolvido principalmente para controlar e gerenciar os riscos no âmbito dos sistemas de compensação e de liquidação.
Observa-se em muitos paísesgrande avanço no uso de instrumento de pagamento eletrônico, principalmente países europeus. Entretanto ainda existem países com elevado uso de instrumento de pagamento em papel, como é o caso do Brasil eEstados Unidos.

2. Como podemos tentar garantir a segurança na transferência eletrônica de fundos? Citar exemplos de critérios de segurança dos sistemas e de procedimentos para segurança dosusuários.

R. Utilizando meios confiáveis de transferências, terminais de caixas eletrônicos, utilizando computadores cadastrados e acessando páginas dos bancos diretamente nos seus sites. De formaalguma passar informações de contas, senhas ou documentos por telefone ou email. Um dos mecanismos mais importantes para garantir a segurança é a criptografia dos dados.

3. Conhecendo a origem e asfunções da moeda, apresentar a opinião do grupo quanto à(s) forma(s) futura(s) da moeda. Usar a metodologia de tempestade de idéias (brainstorming) para criar o maior número possível de possibilidades...
tracking img