Sistema de medicao linear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA

RELATÓRIO DE METROLOGIA

SISTEMA DE MEDIÇÃO LINEAR

ALUNAS:

PROF. Dr.

TURMA: G1

BELO HORIZONTE, 28 DE JANEIRO DE 2013

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  PAQUÍMETRO É um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.

Figura 1 - Paquímetro eseus componentes principais.

1. Orelha fixa 2. Orelha móvel 3. Nônio ou vernier (polegada) 4. Parafuso de trava 5. Cursor 6. Escala fixa de polegadas 7. Bico fixo

8. Encosto fixo 9. Encosto móvel 10. Bico móvel 11. Nônio ou vernier (milímetro) 12. Impulsor 13. Escala fixa de milímetros 14. Haste de profundidade

O paquímetro utilizado nas aulas práticas é o paquímetro universal, que é omais comum, capaz de fazer tais medidas:

Figura 2 – Esboço das mediadas que um paquímetro pode fazer.

Resolução e leitura

1. Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de:

2. O sistema inglês  Leitura de polegada milesimal Cada polegada da escala fixa se divide em 40 partes iguais e cada divisão corresponde a:

O vernier tem 25 divisões, dessa forma a resolução dessepaquímetro é:

A leitura é feita da seguinte forma:

 Leitura de polegada fracionada A escala fixa do paquímetro é graduada em polegada e frações de polegada. Esses valores fracionários da polegada são complementados com o uso do vernier. A resolução é:

A leitura é feita da seguinte forma:

 MICRÔMETRO O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistema parafuso eporca. Nele existe uma porca fixa e um parafuso móvel que, se der uma volta completa, provocará um descolamento igual ao seu passo. Desse modo, dividindo-se a cabeça do parafuso, pode-se avaliar frações menores que uma volta e, com isso, medir comprimentos menores do que o passo do parafuso.

Figura 3 – Micrômetro e seus componentes principais.

Figura 4 – Princípio de funcionamento domicrômetro

Os principais componentes de um micrômetro são:  Arco – Constituído de aço especial ou fundido, tratado termicamente para eliminar as tensões internas.  Isolante térmico – Fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.  Fuso micrométrico – É construído de aço especial temperado e retificado para garantir exatidão do passo da rosca. Faces de medição – Tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se rigorosamente planos e paralelos. Em alguns instrumentos, os contatos são de metal duro, de alta resistência ao desgaste.  Porca de ajuste – Permite o ajuste da folga do fuso micrométrico, quando isso é necessário.  Tambor – É onde se localiza a escala centesimal. Ele gira ligado ao fuso micrométrico. Portanto, a cada volta,seu deslocamento é igual ao passo do fuso micrométrico.  Catraca ou fricção – Assegura uma pressão de medição constante.  Trava – Permite imobilizar o fuso numa medida predeterminada. OBJETIVOS  Aprender a manusear o paquímetro e o micrômetro;  Aprender a realizar a leitura dos instrumentos;  Fazer a medição de uma peça com paquímetros de diferentes resoluções e com o micrômetro.INSTRUMENTOS UTILIZADOS/MENSURADOS  Instrumentos utilizados para a medição: paquímetro e micrômetro;  Instrumento mensurado:

Figura 5 – Peça 18.

PROCEDIMENTOS Paquímetro: 1- Para ser usado corretamente, é necessário ter os encostos limpos e a peça a ser medida deve estar posicionada corretamente entre os encostos; 2- Ao posicionar o paquímetro é importante abri-lo com uma distância maior que adimensão do objeto a ser medido e o centro do encosto fixo deve ser encostado em uma das extremidades da peça; 3- E em seguida, o paquímetro deve ser fechado suavemente até que o encosto móvel toque a outra extremidade da peça; 4- A leitura deve ser feita levando em consideração a resolução do paquímetro utilizado e, com isso, respeitando-se sua escala e suas divisões; 5- Após a leitura da medida,...
tracking img