Lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia e Propriedades dos Materiais Aço ao Crómio Aço Inox

Composição Química do Aço ao Crómio Níquel ( Inox)

O aço ao Crómio Níquel (Inox) é composto por:Cr (Crómio) – 17% a 19 %

Ni (Níquel) – 8% a 10%

DefiniçãoO aço inox, nome popular para o aço inoxidável, constitui-se de uma liga entre ferro e crómio, mas também pode conter substâncias como níquel, o molibdénio e alguns outros elementos. Sua principalcaracterística é apresentar propriedades mecânicas superiores aos tipos de aço comuns, o que faz com que o material possua grande resistência à oxidação.
Os aços inoxidáveis sãodivididos em famílias (ferríticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e duplex), de acordo com sua estrutura. Os elementos presentes na liga do aço inox são importantes porproverem excepcional resistência à corrosão, quando comparados com materiais como o aço carbono, por exemplo. Esta característica anticorrosiva se manifesta principalmente no crómio, que forma um tipo depelícula sobre o aço e evita com que o efeito do ar se manifeste e agrida a estrutura do material.
Os aços austeníticos, utilizados pela indústria, são os mais resistentes à corrosão,enquanto os martenstícos são usados para discos de freio e facas, pois possuem maior dureza, apesar de não resistirem tanto às ações do oxigénio. Os aços do tipo ferrítico são mais baratos por nãoconterem níquel em sua composição, e estão presentes principalmente nos electrodomésticos e na construção civil, bem como em moedas e talheres.

Características principais

Além da jácitada alta resistência à corrosão, o aço inox também apresenta uma resistência mecânica adequada, facilidade de limpeza por conta de sua baixa rugosidade superficial, que também resulta em uma...
tracking img