lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Luterana do Brasil
ULBRA/São Jerônimo
Comunicação e expressão
Professora: Rosani Nascimento Leite




Língua Portuguesa








Natasha Souza




Abril/2013
Sumário
Sumário 2
Introdução 3
Histórico 4
Evolução 6
A língua portuguesa no Brasil 9
A língua portuguesa no mundo 10
Português do Brasil X Português de Portugal 12
Curiosidades 15
Quando surgiramos sinais de pontuação 15
Dialetos do Brasil 16
Como surgiram os diferentes sotaques do Brasil 16
Palavrão 18
Conclusão 19
Bibliografia 20








Introdução

Este trabalho tem por objetivo fazer uma verificação, ainda que sucinta, sobre a língua portuguesa. Visa expor de forma coerente os fatos históricos que levaram a formação da língua, mostrar a evolução do idioma em Portugale no Brasil, sua abrangência pelo mundo e suas curiosidades.
A língua portuguesa tem uma história fascinante, é um dos poucos idiomas presentes na África, na América, na Ásia e na Europa, sendo falado por mais de 200 milhões de pessoas.
Trata-se de um trabalho formado a partir de pesquisas bibliográficas em livros e na internet, com ênfase no segundo, pelo fato de este possuir um conteúdo maisatualizado a cerca do tema proposto.










Histórico

Acredita-se que grande parte das línguas faladas na Europa e na Ásia são advindas da mesma língua de origem, denominada pelo termo indo-europeu. Com exceção do basco, todas as línguas oficiais dos países da Europa Ocidental pertencem a quatro ramos da família indo-européia: o helênico (grego), o românico (português, italiano,francês, castelhano, etc.), o germânico (inglês, alemão) e o céltico (irlandês, gaélico).
A língua portuguesa é originária de uma modalidade falada do latim e desenvolveu-se na costa oeste da Península Ibérica (atuais Portugal e região da Galiza) incluída na província romana da Lusitânia.
Os romanos chegaram à Península Ibérica em 218 A.C. e trouxeram com eles o latim vulgar, de onde se originaas línguas românicas. Após essa invasão, a língua oficial da região passa a ser o romance (uma variante do latim que constitui um estágio intermediário entre o latim vulgar e as línguas latinas modernas). O idioma difundiu-se com a chegada dos soldados, colonos e mercadores vindos de várias províncias e colônias romanas.
Durante o período de 409 D.C. a 711 D.C., povos de origem germânicainstalaram-se na Península Ibérica. Essa imigração influencia na língua falada pela população, ainda que não uniforme, é possível perceber diferenciações nas falas regionais.
Em 711 D.C. a Península Ibérica é invadida pelos mouros e o árabe é adotado como língua oficial nas regiões conquistadas, contudo a população continua a falar o romance.
No período desde o século IX até o século XI, surgem osprimeiros documentos latino-portugueses. Esta é considerada uma época de transição. Alguns termos portugueses aparecem nos textos em latim, mas o português (ou mais precisamente o seu antecessor, o galego-português) é essencialmente falado apenas na Lusitânia.
No século XI, à medida que os cristãos foram recuperando seus antigos domínios, os árabes foram expulsos para o sul da península. Assimsurgem os dialetos moçarabes, que são o contato entre o árabe e o latim.
A partir de então, os grupos populacionais do norte se instalaram mais ao sul da península e originaram o território português. Já os leoneses e os castelhanos progrediram para o leste e ocuparam as terras que mais tarde tornariam-se o território do Estado espanhol.
O galego-português consolida-se como língua falada e escrita daLusitânia. Em galego-português são escritos os primeiros documentos oficiais e textos literários não latinos da região.
Devido à instalação dos cristãos ao sul da Península Ibérica, os dialetos do norte passam a interagir com os dialetos moçarabes e se inicia o processo de diferenciação entre o português e o galego-português. Essa separação se iniciou com a independência de Portugal (1185) e...
tracking img