Literacia digital: um caminha para a cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os resumos das comunicações devem ser enviados até 31 de Janeiro, para o endereço congressolmc2013@gmail.pt

Proposta: Comunicação Oral

Cidadania dos Media para uma maior literacia dos idosos nae.saude
Cristina Vaz de Almeida
ISPA e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Media, Cidadania, literacia, idosos, e.saude

É cada vez maior a importância da participação dos Media no contributo para umamaior literacia da população idosa no campo da e.saude. Cresce exponencialmente o acesso dos idosos à internet, em particular nas áreas da saúde. A Web veio contribuir para o aumento dos níveis deeficácia e eficiência na saúde nos idosos, assim como promover um maior conhecimento dos seus utilizadores. A compreensão gera abertura, e esta, implica uma noção mais clara dos deveres e direitos decidadania. "As pessoas de mais idade são o grupo demográfico que mais rápido cresce na internet», sublinhado por Vicki Hanson, professora da Universidade de Dundee (Escócia) no Congresso 20 anos da WorldWide Web, India (2011).
É crescente o apelo dos novos Media e da participação da população idosa nas redes sociais. Em 2005, nos Estados Unidos 26% das pessoas de 70-75 anos acediam à internet. Em2011 passou para 45% (Fonte:Pew Internet & American Life Project).
Assim, é imperativa a organização de plataformas digitais com uma estrutura acessível em termos de linguagem, componente gráfica evisual, direccionada particularmente a idosos que, pela natureza da senescência (envelhecimento fisiológico), têm naturalmente mais dificuldades de leitura – aspectos relacionados com a acuidadevisual - e motora, relacionadas com a menor agilidade motora (artrite, menos fácil coordenação do «rato»). Esta adaptação dos suportes digitais traz mais-valias inexcedíveis, num processo de melhorentendimento e consequentemente maior cidadania ativa permitindo uma maior consciencialização e responsabilização de todos os implicados no processo: os Media e os seus destinatários, onde se encontra a...
tracking img