SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1841 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de julho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

CASSIANE SILVA MOREIRA













OS direito e políticas sociais no brasil 
a partir do século xx



















Tupanciretã
2013



CASSIANE SILVA MOREIRA







OS DIREITO E POLÍTICAS SOCIAIS 
NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX








Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplinas, FHTM do Serviço Social II,Direito e Legislação Social e Políticas Sociais I.

Prof.: Paulo Sergio Aragão, Jossam Batistute, Maria Lucimar Pereira e Clarice Kernkamp.





















Tupanciretã 
2013


Sumário




Introdução___________________________________________04


Desenvolvimento_____________________________________05


Conclusão____________________________________________09Referências___________________________________________10




























Introdução



Este estudo tem a finalidade de fazer um relato sobre a construção dos direitos e as políticas sociais no Brasil a partir do seculo XX.
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação
do processo de industrialização e um avançosignificativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
Para a área do Serviço Social, o estudo das políticas sociais vem ampliando sua importância na medida em que as mesmas têm-se constituído como estratégias fundamentais de enfrentamento das manifestações da questão social nasociedade capitalista atual. 
























Desenvolvimento


No Brasil, o Século XX foi um período de transformação. O País passou por um dos mais velozes processos de urbanização da história moderna. 
Em meados da década de 30, do século XX, quando o Serviço Social surgiu no Brasil, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um impulso significativo rumo aodesenvolvimento econômico, social, político e cultural (Pereira, 1999). Essas mudanças no contexto sociopolítico e econômico brasileiro iniciaram com a Revolução de 1930, considerada um evento marcante da história contemporânea brasileira. 
A partir de 1930, o Brasil entrou num período de maior desenvolvimento econômico, que se refletiu no aumento da renda per capita, dos salários reais e doconsumo. Simultaneamente registrou-se um incremento da taxa de crescimento da população e de urbanização. A concentração da população nas 
áreas urbanas trouxe consigo problemas de assistência, educação, habitação, saneamento básico, de nfra-estrutura e tantos outros. Na medida em que a industrialização avançava, crescia a concentração da renda, ampliando-se as desigualdades sociais, aumentando astensões nas relações de trabalho e agravando-se a questão social. 

As políticas sociais brasileiras desenvolveram-se a partir do início do século XX, por um período de 80 anos, configurando um modelo de proteção social somente alterado com a Constituição Federal de 1988. O sistema de proteção social brasileiro, até o final da década de 80, combinou um modelo de seguro social na área da previdência,incluindo a atenção à saúde, com um modelo assistencial para a população sem vínculos trabalhistas formais (FLEURY, 2004). 
A política social é uma dimensão necessária da democracia nas sociedades modernas e está estreitamente ligada aos valores da equidade. No quadro institucional, as políticas sociais integram um sistema de ação complexo resultante de inúmeras causalidades e distintos atores ecampos de ação social e pública: proteção contra riscos, combate à miséria, desenvolvimento de capacidades que possibilitem a superação das desigualdades e o exercício pleno da cidadania (IVO, 2004).
O serviço social surgiu devido às diferenças de classes sendo que no começo tinha por objetivo acalmar os menos favorecidos e fazer com que eles ficassem satisfeitos com o modo de vida que tinham. Por...
tracking img