Sistema de custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Custeio

MÉTODOS DE CUSTEIO RADICIONAIS
•Custeio por absorção; •Custeio variável ; •Custeio ABC.

Custeio por Absorção
O sistema de custeio por absorção é aquele sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção, quer sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos. Uma das vantagens do custeio por absorção é que o mesmoatende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, editados pela resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade, principalmente no que tange ao Princípio da Competência.

Custeio por Absorção
Desvantagem do sistema de custeio por absorção. 1. apresenta pouca quantidade de informações para fins gerenciais, pois serve basicamente à valoração dos estoques e das despesas com produtos ouserviços vendidos. 2. como este sistema considera a alocação de todos os custos aos bens, mercadorias ou serviços, há a necessidade de rateio dos custos indiretos, o que torna as informações de custos frágeis, visto que os rateios estão sujeitos ao subjetivismo da ação do homem.

Custeio Variável
•Procura amenizar as distorções existentes nos critérios de rateios exigidos no sistema de custeiopor absorção. Custeio variável os custos fixos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado, igualmente às despesas.

Custeio Variável
Uma das vantagens: 1. Apresentação de informações gerenciais para o gestor. 2. Conforme Megliorini (2001, p.137) “este método permite aos administradores utilizar os custos como ferramenta auxiliar na tomada de decisões”.

Desvantagem:
1. Nãoobediência aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, por não atender principalmente o princípio da competência, uma vez que os custos fixos, referentes a produtos e/ou serviços, ainda não vendidos, são levados diretamente para o resultado.

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)

Conceituação:
Custeio baseado em atividade – ABC (Activity Basead Cost), também denominado sistema de custo ABC

“trata-se de uma metodologia desenvolvida para facilitar a análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo de recursos de uma empresa”. NAKAGAWA 1994

Sistema ABC


O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações, proporcionando melhorgerenciamento de custo dentro de uma organização, evitando desperdício e prejuízos.

Sistema ABC






Este sistema atribui aos produtos individuais a parcela de gastos indiretos consumida por cada um deles Isto é feito definindo-se as atividades principais da empresa, calculando-se o custo de cada uma delas, e então atribuindo este custo aos produtos com base no consumo de cada atividadepor parte de cada produto; Tem como objetivo suprir a necessidade de informações precisas sobre o custo da necessidade de recursos de produtos, serviços, e canais específicos.

O sistema ABC é realizado por meio de um procedimento onde exigi-se um processo de mudança onde é realizada duas atitudes iniciais: Análise e Ação.

Sistema ABC

PROCESSO DEMUDANÇA

ANÁLISE
Atividades Cost drivers– atributo custo dos produtos e serviços

AÇÃO
Qualidade produtos e serviços Produtividade e flexibilidade do processo Eficácia dos custos

Objetivos do Sistema ABC
Apóia os esforços de redução de custo e os esforços para o aperfeiçoamento do processo do negócio;
   

Apóia melhores mediações de desempenho; Calcula melhores custos para produtos e outros objetos; gerenciais que auxiliamos

Proporciona informações tomadores de decisão;


Desenvolve melhores técnicas para avaliação de propostas de investimento em novos ativos fixos; Estende os aperfeiçoamentos no custeio de produtos através do custeio da empresa e seu programa de qualidade.


Campos de aplicação do custeio ABC
A fábrica produz grandes volumes de produtos diferentes que atendem às múltiplas...
tracking img