Sistema de custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICAÇÃO GERENCIAL DOS SISTEMAS DE CUSTEIO

1) Introdução:
Teóricos da área de custos costuma dizer que, na aplicaão da contabilidade de custos , pode ser idetificadas tres etapas evolutivas :a etapa de avaliação de estoques ,a etapa de controle e a etapa da aplicação gerencial.
2) Separação dos componentes fixos e variáveis dos gastos semi-variáveis totais:
Em função sa sua relação com onivel de atividade da empresa,os gastos empresariais são geralmente classificados como gastos fixos, gastos variaveis e gastos semiváriaveis.
Gastos Fixos: São aquele que independem do volume de produçãoou venda . Ogasto fixo total será sempre o mesmo , qualquer que seja o volume de produção ou venda.
Ex: salários de pessoal não ligado diretamente a produção, os seguros ,as depreciações osalugueis etc…
Gatos variáveis:São aqueles que no seu total , apresentam alteraões proporcionais aos diferentes níveis de atividade da empresa.
Ex:Os custos de materiais diretos e de mão-de-obra direta.
Gastos semi-variáveis: É composto por uma parte fixa e por uma parte variável. Caracteriza-se por ter um nível mínimo independente do nível de atividade (dentro do mesmo intervalo de dimensão) e umavariação em função do nível de atividade.
Método dos pontos máximos e mínimos:
O metodo de separação de elementos fixos e variaveis dos gastos totais,baseia-se sempre em dados oriundos de experiencia passada da empresa.
Esse primenro metodo toma por referencia o pontos maximos e minimos de atividade alcançadas em um determinado periodo recente e os gastos totais correspondentes a esses niveis deativaidades.
* Levantam-se os gastos totais ref.aos pontos extremos (maximo e minimo) da atividade produtiva , em periodo recente.
* Calculam-se as diferenças entre os pontos extremos da atividade e entre os gatos correspondentes;
* Divide-se as diferenças verificada entre gastos pela diferença entre os niveis maximo e minimo de atividade, obtendo-se , assim , o “coeficiente davariabilidade”;
* Esse coeficiente , multiplicado pelos niveis de atividades de cada mês , resultara no total dos gastos variaveis desse mês mês, podendo se obter o omento de gasto fixo porsimples diferença entre gastos variaveis e os gastos totais(sei-variaveis)levantados.

Método gráfico:
Esse método baseia-se no modelo classico de representação grafica dos gastos empresariais , na qual a medida donivel de atividade é assinalada no eixo das abicissas (eixo x) e o montante de gastos correspondentes ao nivel de atividades assinaladas no eixo das ordens (eixo y) de um sistema de coordenadas cartesianas , sendo que as diversas etapas a serem cumpridas na utilização do metodo do grafico , são as seguintes:
* Levantam-se os gastos totais cujos elementos se pretende separar ;
* Os pontossão representado no grafico , marcando-se os gastos eixo Y e os respectivos niveis de atividades no eixo X.
* A partir desse ponto, traça-se “a golpe de vista” ,a reta de tendencia mais provavel , prolongando –se ate o eixo Y.

3) CUSTEIO DIRETO E GERÊNCIA :
O custeio direto, tambem chamado de custeio marginal, é um método de custeio do produto em que todos os custos variáveis são incluídoscomo custos do produto.Todo os custo fixos, excluídos do custos do produto ,são tratados são custos do periodo no qual são incorridos.
O conceito de lucro marginal:
Essa argem de lucro mede a contribuição que as receitas oferecem para cobertura dos gastos (custos ,despesas fxas) periodicos.
É o lucro obtido com o acréscimo de uma unidade adicional de um determinado insumo, mantendo os demaisfixos.
Comparação do métodos:
Para Crepaldi (2004, p. 223)
“Custear significa acumular, determinar custos. Custeio ou custeamento são métodos de apuração de custos, maneiras segundo as quais procederemos à acumulação e apuração dos custos.”

Custeio por absorção é o método que segue os Princípios Fundamentais de contabilidade, portanto é o sistema legal aceito e exigido no Brasil. Este método...
tracking img