Sistema de custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os sistemas de custeio referem-se às formas como os custos são registrados e transferidos internamente dentro da entidade. É o fundamento da Contabilidade de Custos ligado à decisão de como deve sermensurado o custo do produto. Então, podemos dizer que é o método de custeio um modelo para a decisão, mensuração e informação.
A mensuração da receita dos produtos e serviços, recursos, atividades eda empresa tem como o fundamento o preço de mercado. Custeio significa método de Apropriação de Custos. Assim, existe Custeio por Absorção, Custeio Direto, Custeio Padrão, Marginal, ABC, RKW e etc.A) Custeio por absorção:
É aquele que utiliza todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis diretas ou indiretas, para apuração do custo dos produtos. Esse método derivado da aplicação dosprincípios fundamentais da contabilidade, sendo no Brasil adotado pela legislação comercial e pela legislação fiscal.

B)Custeio Direto ou Variável:
É aquele que se utilizam apenas os custos diretos evariáveis, não utilizando os custos fixos e indiretos. Fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e gastos fixos. Isto é, os gastos oscilam proporcionalmente ao volume de produção/venda egastos que se mantêm estável perante o volume de produção/venda oscilante dentro de certos limites.
No custeio direto ou variável causam em relação as suas vantagens causam divergências entre osdoutrinadores. CREPALDI (2002) defende esse método de custeio com três argumentos:
1)Os custos fixos, por sua própria natureza, existem independentemente da sua fabricação ou não de determinado produto oudo aumento ou redução da quantidade produzida. Os custos fixos podem ser encarados como necessário para empresa por si só existir.
2)A maioria dos rateios é feita através da utilização de fatores,que na realidade, não vinculam cada custo a cada produto. Em termo de avaliação de estoque, o rateio é mais ou menos lógico. Assim qualquer decisão em base de custo deve levar em conta, também o...
tracking img