Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1
Questões para revisão.

Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e pra quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
R: Em função da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade.

O que mostra a curva depossibilidades de produção ou curva de transformação?
R: Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõem dado movimento do tempo.

Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.
R: Ao produzir mais de A produzirei menos de B e visse versa. Mas se existir um ponto D paradentro da linha máxima de produção significa que D esta dentro do limite de recursos e se houver um ponto F fora da linha de capacidade máxima significa que o recurso esta fora da capacidade de utilização.









Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
R:
Bens de Capital: são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastamtotalmente no processo produtivo. (Ex.: Maquinas, equipamentos e instalações)

Bens de Consumo: destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Classificados em Duráveis (Ex.: Geladeira, fogão, automóvel) e como não-duráveis (Ex.: alimentos produtos de limpeza).

Bens Intermediários: são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente noprocesso produtivo (Ex.: insumos, matéria-prima e componentes).

Fatores de Produção: são consumidos pelos recursos humanos (Ex.: trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

O quem vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.
R: Argumentos positivos não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas. Exemplo, se o preço da gasolinaaumentar em relação a todos os outros preços, então a quantidade que as pessoas irão comprar de gasolina cairá.
Argumentos Normativos, relativos a uma analise que contem, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. Exemplo, na afirmação “o preço da gasolina não deve subir” expressa uma opinião ou juízo de valor, ou seja, se é uma coisa boa ou má. É uma analise do quedeveria ser.

Qual a importância da matemática e da estatística para estudos econômicos? Exemplifique.
R: A matemática e a estatística servem como ferramentas para serem utilizados como relações entre variáveis econômicas.



Capítulo 2
Questões para revisão.

Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R: Para os mercantilistas as riquezas eram acumuladasatravés de metais preciosos que significava muito poder para seus governantes, já os fisiocratas acumulavam riquezas a traves da terra e o que ela produz.

Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
R: Adam Smith foi o que mais se destacou dos economistas clássicos, suas idéias eram: Defender o liberalismo, a não intervenção estatal na economia, Smithpregava que o livre comércio, a busca de todos pelo lucro traria o bem geral a todos.

O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
R: David Ricardo defendia a teoria das vantagens comparativas diz que quando há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada país se especialize na produção do bem a qualapresenta vantagens comparativas.

Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva?
R: O pensamento keynesiano, um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez pela demanda agregada ou efetiva. Ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say que diz que a oferta...
tracking img